Novo livro de Itamar Vieira Junior, autor de Torto Arado, chega às livrarias em 24 de abril
No dia 2 de maio, às 19h, o autor estará no Teatro Jorge Amado, na Pituba, com participação de Mariene de Castro e mediação de Joselia Aguiar
"Salvar o Fogo" é o novo romance do escritor baiano Itamar Vieira Junior, autor de "Torto Arado", livro vencedor do Prêmio Jabuti, traduzido em mais de vinte países. Publicado pela editora Todavia, a nova obra chega às livrarias de todo o Brasil na próxima segunda-feira (24/4). A pré-venda, iniciada em fevereiro deste ano, atingiu 37 mil exemplares.
A partir de maio, Itamar Vieira Junior fará uma série de encontros com leitores pelo Brasil para lançar o romance. No dia 2 de maio, às 19h, o autor estará no Teatro Jorge Amado, na Pituba, com participação de Mariene de Castro e mediação de Joselia Aguiar. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos a partir da próxima terça-feira (25) no Sympla. Além disso, para quem é fã, no dia do evento, às 18h, 200 senhas serão distribuídas no teatro para quem quiser pedir autógrafos.
SALVAR O FOGO
Moisés vive com o pai, Mundinho, e a irmã Luzia em um povoado rural conhecido como Tapera do Paraguaçu, às margens do rio Paraguaçu, no interior da Bahia. Os outros irmãos estão espalhados pelo mundo. Tapera é uma comunidade de agricultores, pescadores e ceramistas de origens afro-indígenas que vive à sombra do poder da Igreja Católica — dona de um mosteiro ali construído no século XVII— e dos humores de seus religiosos, também suscetíveis à cobiça e aos desejos mais terrenos.
Órfão de mãe, Moisés encontra afeto em Luzia, uma jovem estigmatizada entre a população por seus supostos poderes sobrenaturais. Para ganhar a vida, Luzia se torna a lavadeira do mosteiro e passa a experimentar uma vida de profundo sentido religioso, o que a faz educar Moisés com extrema rigidez. Sua proximidade com a Igreja também garante ao menino a formação que os irmãos mais velhos nunca tiveram. A vida escolar junto aos padres, porém, colocará Moisés em contato com experiências que marcarão sua vida e cujos reflexos podem até mesmo estremecer sua relação com a irmã.
Luzia, por sua vez, carrega a recordação dos irmãos que partiram em busca de uma vida melhor por não encontrarem na aldeia perspectiva de trabalho e dignidade. Sozinha, teve que cuidar da casa e do irmão, amparar o pai e lidar com a violência de um povo que parece esquecer as próprias raízes. Ela ainda alimenta a esperança de reunir a família novamente, em especial a irmã mais nova, que deixou a casa ainda na adolescência.
Anos depois, um grave acontecimento pode ser a oportunidade para que a família se reúna, e esse reencontro promete deixar de lado décadas de segredos, sofrimentos e silêncios.
Épico e lírico, "Salvar o Fogo" nos mostra que os fantasmas do passado de uma família muitas vezes não se distinguem das sombras do próprio país. Nessa obra, Itamar Vieira Junior mescla a trajetória íntima de seus personagens com traços da vida brasileira. Uma trama permeada de traumas do colonialismo, que permanecem vivos, como uma ferida que se mantém aberta.
SERVIÇO:
Lançamento do livro Salvar o Fogo, com Itamar Vieira Junior, com participação especial de Mariene de Castro e mediação de Joselia Aguiar
Quando: 2 de maio, terça-feira, 19h
Onde: Teatro Jorge Amado - Av. Manoel Dias da Silva, 2177, Pituba
Quanto: Entrada gratuita. Retirada de ingressos a partir de 25/4 pelo Sympla | Distribuição de 200 senhas para autógrafos, no teatro, no próprio dia do evento, às 18h
LEIA MAIS: Transtorno do Pânico: conheça a síndrome que afeta Rafa Kalimann e mais 6 milhões de brasileiros
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!