No dia que completaria 72 anos, Bob Marley dá ‘presente’ para lá de especial aos fãs; Entenda
No dia que completaria 72 anos, Bob Marley dá ‘presente’ para lá de especial aos fãs; Entenda
Nesta segunda-feira (6/2) se estivesse vivo, Bob Marley completaria 72 anos. Entre as festividades que lembram a vida do rei do reggae está uma notícia que chega como presente para seus fãs. Treze fitas originais contendo gravações antigas de apresentações de Bob Marley and the Wailers foram descobertas num hotel, em Kensal Green, Londres.
O estabelecimento inglês foi utilizado pelo grupo ao longo de sua turnê europeia e o material foi inacreditavelmente retirado do lixo por um fã e levado para um especialista em áudio para uma análise.
LEIA MAIS: CLIMA TENSO: Após mortes na Engomadeira, ônibus não entram no bairro
Os shows foram gravados no Lyceum (1975), no Hammersmith Odeon (1976) e no Rainbow (1977), além do Pavilion de Paris (1978). Foram todos gravados pelo único estúdio móvel de 24 faixas no Reino Unido naquela época. O equipamento foi emprestado a Marley pelos Rolling Stones.
De início, acreditava-se que o material estava arruinado, mas depois de 12 meses de trabalho com técnicas de última geração a um custo de cerca de R$ 100 mil, as fitas foram recuperadas com qualidade suficiente para “enviar calafrios pela espinha”, segundo o jornal britânico “The Guardian”.
Das 13 fitas analógicas encontradas, dez foram recuperadas. Duas estavam vazias e apenas uma estava totalmente arruinada. A restauração foi conduzida pelo empresário Joe Gatt, fã de Bob Marley, que no ano passado recebeu o telefonema de um amigo avisando que ele tinha encontrado gravações antigas do cultuado compositor e cantor de reggae.
Segundo o jornal inglês The Guardian, ainda não há uma previsão para que esse material seja lançado.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/portalaratuonline.
*Publicada originalmente às 12h19