MAM abre mostra de Frans Krajcberg nesta sexta-feira
A mostra está na Galeria 3 do MAM, é gratuita e é composta por 13 obras do artista, falecido em 2017
O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) abre, nesta quinta-feira (19/5), a exposição 'Entreatos II - Frans Krajcberg Novas Aquisições', que reúne 13 obras do artista, fotógrafo e ambientalista polonês Frans Krajcberg. A mostra está na Galeria 3 do MAM, é gratuita e é composta por 13 obras do artista, falecido em 2017. Ainda vivo, Krajcberg recebeu os mais importantes prêmios internacionais, dentre os quais o de melhor escultor do mundo pelo Grande Prêmio de Enku (Japão, 2015).
"Essa exposição é apenas uma das ações de preservação, conservação, institucionalização e promoção das obras de Krajcberg que estaremos realizando neste ano", disse a diretora-geral do IPAC, Luciana Mandelli. A mostra integra a Semana de Museus, que vai de 16 a 25 de maio, evento nacional organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), responsável pela política pública de museus no Brasil. A 21ª Semana tem como tema 'Museus, Sustentabilidade e Bem-estar'.
"Krajcberg foi um dos primeiros artistas a cunhar a expressão de sustentabilidade, ao tratar das emergências climáticas e das questões ambientais em geral e, por isso, é a nossa principal atração dessa Semana na Bahia", completa Luciana.
Histórico
Segundo a dirigente do IPAC, o acervo de obras de Krajcberg foi disputado historicamente por vários estados brasileiros e também por outros países. "Mas tudo foi doado ao Estado da Bahia, pelo artista ainda em vida, doação depois referendada pela Justiça da Bahia em 2022", detalha Mandelli.
Parte do acervo de Krajcberg está sendo guardado e tratado no Museu do Recôncavo, em Candeias, devido ao espaço e maquinário especializado disponíveis. "Essa é uma experiência inédita para o Governo da Bahia, já que o Estado é responsável por todas as obras de arte que o artista deixou", completa Luciana.
A diretora ainda anunciou que, além da conservação, institucionalização e criação de reserva técnica no Museu do Recôncavo, o IPAC fará a promoção dessas obras: "Estamos construindo parceria com o IBRAM para que algumas coleções do acervo integrem exposições itinerantes nos museus federais para apresentar e disseminar a obra de Krajcberg em todo o Brasil".
Exposições
O diretor do MAM, Pola Ribeiro, que acompanhou os trabalhos de conservação das obras de Krajcberg no Museu do Recôncavo, conta que o local dispõe de espaços e condições adequadas para o tratamento e a guarda do acervo de quase 500 peças:
"O IPAC inscreveu um projeto na Lei Rouanet via Instituto Pedra, para usarmos tecnologia de ponta, ao montarmos uma bolha de descupinização, a maior da América do Sul, que abriga as obras de arte por 40 dias, tirando o oxigênio, colocando gás inerte, o que elimina cupins e qualquer outro tipo de praga e insetos do Acervo".
"É muito potente termos simultaneamente no MAM, integrando oficialmente a 21ª Semana de Museus, exposições de Krajcberg, Agnaldo dos Santos, J. Cunha, Rubem Valentim e a Coleção de Arte Popular Lina Bo Bardi, aliados a ações educativas permanentes, oficinas de arte, residências artísticas e outros eventos correlacionados", finaliza o diretor.
O curador da mostra de Kracjcberg no MAM, Daniel Rangel, destaca que as 13 obras serão transferidas para o museu. "O MAM nunca teve obra de Krajcberg e agora recebendo 13 itens de diferentes suportes como esculturas, relevo de parede, pintura, desenho e fotos", relata. Com a mostra de Krajcberg, o MAM fica com cinco exposições simultâneas, além de ações educativas e artístico-culturais.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!