Luto na música: morre maestro Letieres Leite, criador da Orkestra Rumpilezz
Com dois discos gravados, a orquestra comandada por Letieres ganhou prêmios e chamou atenção de outros músicos, que se tornaram colaboradores, como Ed Motta, Gilberto Gil e Caetano Veloso.
Morreu nesta quarta-feira (27/10), aos 61 anos, o maestro Letieres Leite, criador da Orkestra Rumpilezz. Segundo pessoas próximas, o músico foi vítima da Covid-19.
Percussionista e saxofonista, Letieres acompanhou a cantora Ivete Sangalo por mais de 12 anos, sendo responsável por arranjos de músicas como "Festa", "Abalou", "Empurra-empurra" e "Tô na rua". Neste ano, ele também fez arranjos para o disco "Noturno", de Maria Bethânia.
A notícia da perda do músico foi lamentada por famosos, como Manno Góes e Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM). "Estou arrasado. Letieres era um gênio. Um músico fora de série. Maestro de talento raro. Um amigo inteligente e sensível. Que triste", escreveu Góes, no Twitter.
Por meio de nota à imprensa, Fernando Guerreiro também citou a genialidade do maestro. "Perdemos um gênio da música. Letieres respirava melodias, sonhava com letras e arranjos, se realizava através dos acordes. Nunca parou, nem se acomodou, era uma usina de criação em ebulição. Chocado e absolutamente consternado. Gratidão eterna por tudo que realizou".
ORKESTRA RUMPILEZZ
Com dois discos gravados, a orquestra comandada por Letieres ganhou prêmios e chamou atenção de outros músicos, que se tornaram colaboradores, como Ed Motta, Gilberto Gil e Caetano Veloso.
O conjunto ainda homenageou Dorival Caymmi (1914-2008) e prepara um disco em que revisita o emblemático LP “Coisas” (1965), de Moacir Santos (1926-2006).
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.