Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos se torna patrimônio imaterial da Bahia
A festa incorpora diversos elementos de tradições africanas, incluindo música, dança e rituais
A Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos foi declarada patrimônio imaterial da Bahia neste sábado (19/10), conforme decisão publicada no Diário Oficial do Estado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).
A celebração, de grande relevância para a comunidade afro-brasileira, é realizada desde o período colonial, com registros datados de 1820, e está intimamente ligada à Irmandade do Rosário dos Pretos, situada no Pelourinho. O templo, que se destaca no Centro Histórico de Salvador, foi fundado no século XVIII por negros escravizados.
A festa incorpora diversos elementos de tradições africanas, incluindo música, dança e rituais. É caracterizada por uma missa cantada, um sermão e uma procissão matinal que percorre o Centro Histórico até a sede da igreja no Largo do Pelourinho.
Com a nova designação, a festa será registrada no Livro de Registro Especial dos Eventos e Celebrações da Bahia. O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) foi designado como o órgão responsável pela proteção da tradição.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook, Twitter e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).