Farol da Barra recebe projeto Arte na Praça neste final de semana
Farol da Barra recebe projeto Arte na Praça neste final de semana
Obras dos artistas plásticos Daniela Steele, Murilo Ribeiro, Guache Marques e Luiz S. Folgueira fazem parte da primeira edição do projeto Arte na Praça, em Salvador. A população de Salvador e seus visitantes terão a oportunidade de conhecer e apreciar as criações (telas e esculturas) de artistas plásticos que estarão expostas no Farol da Barra no sábado e domingo (12 e 13), no Farol da Barra. Depois do Farol, o projeto Arte na Praça acontece durante o Festival da Primavera, montado no Jardim de Alah, nos dias 19 e 20 de setembro.
O projeto, idealizado pela empresa Duas Irmãs com o apoio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), vai permitir que todos tenham acesso à arte fora das galerias, museus e acervos particulares. No formato exposição ao ar livre, o projeto promove ao mesmo tempo a democratização do acesso à cultura e o diálogo da comunidade com as obras e seus artistas. Para fomentar o gosto pela arte e criar um público consumidor em Salvador, o projeto terá um calendário de realizações, a ser definido em conjunto com a Saltur.
?A realidade no Brasil é ainda um pequeno número de consumidores de artes plásticas, que permanece em espaços ainda pouco frequentados. Ao contrário da música popular e do cinema, amplamente divulgada na Bahia e no Brasil, as artes plásticas precisam chegar ao público. Além de exposição de telas e esculturas, os artistas farão performances mostrando ao público a feitura de uma obra, desde a concepção, desenho e produção da Arte em si?, afirma o presidente da Saltur, Isaac Edington.
Para a idealizadora do projeto, Rita Moraes, da Duas Irmãs, o Arte na Praça surge em um momento oportuno, ?onde vemos o país contar com uma nova classe consumidora de carros, móveis, eletrodomésticos de ponta, mas ainda não teve o acesso às obras de arte, a não ser quando orientados por decoradores. Em contrapartida, em Salvador temos poucas galerias, muitos artistas talentosos e ansiosos por ver suas obras apreciadas e adquiridas?