CONTRAPONTO: Diferente da Bahia, governo do Ceará decide pelo segundo ano consecutivo não aplicar verbas públicas no Carnaval
CONTRAPONTO: Diferente da Bahia, governo do Ceará decide pelo segundo ano consecutivo não aplicar verbas públicas no Carnaval
Enquanto o governo da Bahia anuncia gastos públicos na ordem de R$ 90 milhões para promover o Carnaval, um estado vizinho, também no Nordeste, repete uma fórmula mais austera.
O governador do Ceará, dirigido pelo petista Camilo Santana, baixou um decreto proibindo o uso de despesas públicas em eventos relacionados ao Carnaval.Em 2015, a mesma medida já havia sido tomada para resguardar os cofres públicos.
A única verba estadual cearense para fomentar a festa vai ser de módicos R$ 1,1 milhão — por meio do Edital Carnaval, que apóia manifestações culturais populares no estado, como maracatu e afoxés.
O Ceará, porém, está longe de ter a mesma tradição carnavalesca da Bahia ? nos dias dos festejos, os fortalezenses, inclusive, migram para Pernambuco e Bahia como forma de aproveitar a folia momesca.
Segundo a medida, publicada na última quinta (14/1), o objetivo é “priorizar a realização de gastos públicos que se destinem a áreas com problemas recorrentes no âmbito estadual, de atendimento emergencial, afetando mais diretamente a vida da população cearense”.
Ano passado, quando o decreto foi criado no Ceará, foi levado em consideração a quantidade de chuva prevista para o estado ? abaixo dos 9%. A Bahia vive situação semelhante este ano. 180 municípios decretaram estado de emergência por complicações em decorrência da seca.