Cantor do Olodum reclama da ausência de blocos afro na Virada Salvador
Apesar da presença confirmada do Olodum, no dia 28 de dezembro, o artista considera que a prefeitura deveria adotar estratégias para inclusão das atrações afro na grade do evento
Um dos vocalistas do Olodum, Lazinho, concordou com as críticas feitas pelo Malê Debalê, na última terça-feira (3), à ausência de blocos afro no Festival Virada Salvador, a festa de réveillon da capital baiana.
Apesar da presença confirmada do Olodum, no dia 28 de dezembro, o artista considera que a prefeitura deveria adotar estratégias para inclusão das atrações afro na grade do evento.
“A história dos grandes festivais excluírem os blocos afro e uma pena. Acho uma falta de sensibilidade, de reconhecimento. Apesar de tocarmos nesses festivais, a prefeitura botou [em 2023] algumas entidades negras em horários que não foram legais”, reclamou, nesta quinta-feira (5), em entrevista ao Aratu On, durante lançamento da Panafro Femadum.
+ Olodum realiza Panafro Femadum, com shows, oficinas e palestras; confira
O cantor sugeriu que, nos intervalos das principais bandas, os blocos afro fizessem apresentações curtas. “Bota lá 40 minutos que é para mostrar para o povo de Salvador que não têm só as grandes atrações”, opina.
Para o vocalista do Olodum, falta reconhecimento da prefeitura e do governo do estado sobre a importância dos blocos afro para a história da música baiana. “Quem mantém essa cidade viva são as entidades negras”, desabafa.
“Há momento que existem ajuda, mas ainda são insuficientes. A prefeitura e o governo têm que chegar nessas entidades, porque, querendo ou não, são elas que mantêm a cultura da Bahia viva”, acrescenta.
Assista entrevista
Cantor do Olodum reclama da ausência de blocos afro na Virada Salvador. Leia mais: https://t.co/Mtdc7liL1v pic.twitter.com/HVUiejrjqc
— Aratu On (@aratuonline) December 5, 2024
Repercussão
As críticas de Lazinho são uma defesa ao Malê Debalê. Após anúncio da grade da Virada Salvador, o bloco ironizou as atrações contratadas pela prefeitura e classificou a capital baiana como “suposta Roma Negra”.
“Com certeza são essas atrações que deram a Salvador a capital da música! São essas atrações que ecoam os tambores da suposta Roma negra!! Por essas atrações que existe Salvador Capital Afro!! Axé!!!”, escreveu o grupo, na publicação oficial sobre a grade da Virada.
O festival terá cinco dias. No dia 31, a prefeitura escolheu Leo Santana para comandar a queima de fogos. Diferente da tradição, Ivete não fará a virada em Salvador, pois comandará a festa no Rio de Janeiro.
Além de Leo Santana, se apresentarão no último dia do ano Belo, Jorge & Matheus, Luan Santana e Mari Fernandez.
Nos outros dias, ao menos até o momento, não há blocos afro anunciados para o palco principal.
O Olodum, por sua vez, se apresenta no dia 28, com Bell Marques, João Gomes, Psirico e Thiago Aquino.
LEIA MAIS: Belo, Jorge e Matheus, Léo Santana: confira a programação do Festival Virada Salvador
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
