Bembé do Mercado: Candomblé de rua comemora 134 anos em Santo Amaro
Em 2023, a celebração completa 134 anos e evoca a luta contra o racismo
Maior Candomblé de rua do mundo, o Bembé do Mercado, tradicional festa que acontece em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, celebra 134 de existência em 2023 com uma programação que vai até sábado (13/5). Nesta quinta-feira (11), quem prestigiou o evento foi a ministra da Cultura, Margareth Menezes.
"O Bembé é um símbolo nacional de nossa cultura e de nossa ancestralidade. Parabenizo a todos os envolvidos nesta celebração", disse a ministra, no evento que é reconhecido como Patrimônio Cultural Nacional e Patrimônio Imaterial da Bahia.
[caption id="attachment_210438" align="alignnone" width="740"] Foto: Edgar de Souza[/caption]
Ao todo, o Bembé do Mercado reúne mais de 40 terreiros, além de turistas de todo o Brasil. Neste ano, a celebração evoca a luta contra o racismo e referências culturais da diáspora africana.
A programação conta com atividades realizadas por grupos de dança afro, folclóricos, de capoeira e samba de roda, entre outros.
Confira abaixo algumas fotos do evento
Credito: Edgar de Souza
Em tempo
O Bembé do Mercado também foi um dos temas do programa QVP, da TV Aratu, nesta quinta-feira.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!