30 anos de Axé: Durval Lelys, o arquiteto que construiu uma carreira de sucesso
30 anos de Axé: Durval Lelys, o arquiteto que construiu uma carreira de sucesso
No ano em que se comemora os 30 anos do Axé Music, o Aratu Online homenageia os grandes nomes que marcaram a história do ritmo na Bahia e no Brasil. Faltando apenas 19 dias para o Carnaval, o portal realiza uma contagem regressiva, onde a cada dia um artista será o protagonista desta história de muito sucesso.
Arquiteto por formação, talvez poucos pudessem imaginar que o soteropolitano Durval Lelys Tavares, 57 anos, seria o construtor de uma das carreiras mais sólidas da história do axé. Graduado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1981, casado e pais de dois filhos, desde os oito anos de idade ele já mostrava aptidão para a música, chegando a participar de cursos de violão clássico e sendo membro da Escola de Música da mesma universidade.
Contudo, a princípio a sua paixão pelos traços, desenhos e projetos acabou sendo colocada em primeiro plano e, com o diploma nas mãos, Durval teve o seu primeiro emprego como estampador têxtil, onde tinha a função de criar peças artísticas voltadas para cama, mesa e banho. Após cinco anos no ramo, passou a trabalhar de fato como arquiteto no extinto Banco Econômico, onde participou da construção de aproximadamente 250 agências.
Apesar disso, o lado artístico continuava a pulsar nas veias do cantor e guitarrista que, no mesmo período, paralelamente aos projetos da área da construção civil, fundou o bloco e banda Pinel, onde atuava como cantor e compositor principal. A grade virada na vida e carreira de Durval se deu em 1987, quando ele decidiu iniciar um novo grupo, intitulado Asa de Águia, que marcaria o seu nome na história do Axé e do Carnaval de Salvador.
Nova trajetória com o Asa de Águia
Tendo como marca registrada a mistura de ritmos, sobretudo do rock com o axé, o Asa de Águia se tornou uma espécie de instituição e uma das marcas mais fortes do cenário musical da Bahia. Tendo em Durval, cantor, guitarrista e compositor da maioria das músicas, a cara da banda. O ?Asa? como é carinhosamente chamado pelos fãs, faz sucesso em todo, em uma trajetória que completará 28 anos em 2015.
O primeiro grande hit, ?Bota pra ferver?, foi lançado em 1988 e, de lá para cá, o grupo se especializou em lançar músicas de sucesso anos após ano, sempre caindo nas graças e gosto dos foliões. ?Xô Satanás?, ?Dança da Manivela? e ?Quebra Aê? são alguns exemplos. Estima-se que o Asa tenha vendido mais de cinco milhões de discos ao longo de sua carreira. Em 1990, Durval e sua trupe puxam o seu primeiro bloco, o Crocodilo, onde permaneceriam até 1992. De lá para cá, o grupo já teve passagens pelos blocos Eva, Cocobambu (lançado por eles), Inter, Cerveja e Coco, entre outros.
Durval é também o responsável pela criação do famoso abadá, vestimenta que veio a substituir as velhas mortalhas, consideradas obsoletas e desconfortáveis. Em 1994, junto com o seu amigo Pedrinho da Rocha, ele teve a ideia de criar um novo ?uniforme? para a festa. Mais prático, o abadá acabou por cair no gosto dos fãs de Carnaval, além de ter revolucionada a indústria da festa, consolidando uma máquina lucrativa que cresce ano após ano.
Com cerca de 20 discos lançados ao longo da sua carreira, Durval Lelys e o Asa de Águia foram pioneiros ao entender o poder do axé music como mercado, criando e estabelecendo carreiras que já se sustentam por quase três décadas. No Carnaval de 2015, a expectativa é de que o artista, que tem como marcas registradas a alegria e irreverência, leve novamente às ruas de Salvador o sorriso e energia costumeiras, que já fazem parte do maior Carnaval do mundo.
Confira algumas imagens da carreira do artista: