AO VIVO Últimas Notícias
05/10/2023 13h55 | Atualizado em 05/10/2023 13h53

Santo Amaro receberá projeto de restauração de patrimônios do Iphan

Na cidade, por exemplo, será restaurado o local que abriga o Bembé do Mercado, onde ocorre tradicional candomblé de rua, uma das mais importantes manifestações religiosas de matriz africana do país

Santo Amaro receberá projeto de restauração de patrimônios do Iphan Foto: Divulgação/Iphan
Da Redação

O município de Santo Amaro, a 79 km de Salvador, será um dos únicos baianos a participar de uma nova leva de projetos de restruturação de patrimônios, feita pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os novos projetos aprovados foram divulgados nesta quinta-feira (5/10). As informações são da Agência Brasil.

Na cidade, por exemplo, será restaurado o local que abriga o Bembé do Mercado, onde ocorre tradicional candomblé de rua, uma das mais importantes manifestações religiosas de matriz africana do país. O Bembé foi reconhecido como patrimônio em 2019. As festividades comemoram o fim da escravidão, reforçando a resistência dos povos negros.

Segundo o Iphan, são esperados os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) deste ano para finalizar, até 2026, ao todo, 138 projetos ou obras de recuperação de patrimônios históricos tombados. O Iphan ainda prevê edital para elaboração de 100 novos projetos.

O novo PAC, lançado neste ano, destinou R$ 1,3 bilhão para ações do Ministério da Cultura. Desse total, 737 milhões foram destinados ao Iphan para ações de recuperação ou promoção do patrimônio cultural do país.

O patrimônio cultural de um país é formado por monumentos, sítios arqueológicos ou manifestações culturais que representam a identidade e memória de um povo, podendo ser material, como igrejas e outras construções com valor cultural, ou imaterial, como as manifestações religiosas e festivas do povo.

Ao todo, 17 estados serão beneficiados pelos 138 projetos. O estado com o maior número de projetos é Minas Gerais com 54, seguido por Pernambuco (12), pelo Maranhão (11), Rio Grande do Sul (9), pela Paraíba (9), por Sergipe (8) e pelo Rio de Janeiro (7).

LEIA MAIS: Polícia confirma 6 mortos em chacina de Jequié; identidades são reveladas

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!