AO VIVO Últimas Notícias
26/06/2023 13h55 | Atualizado em 26/06/2023 13h55

Gilberto Gil comemora 81 anos nesta segunda-feira; confira curiosidades da vida do artista

Gil começou a estudar e tocar acordeom aos 9 anos de idade e, já nesta época, foi influenciado pela musicalidade do sertão

Gilberto Gil comemora 81 anos nesta segunda-feira; confira curiosidades da vida do artista Foto: Gerard Giaume/Divulgação
Lorena Sousa

Como dizem por aí, baiano não nasce, estreia. Foi em 26 de junho de 1942 que o filho de José Gil Moreira e Claudina Passo Gil Moreira, o cantor e compositor Gilberto Gil, estreava em Salvador. Hoje (26/6), aos 81 anos, o multi-instrumentalista, produtor musical, político e escritor é praticamente um patrimônio cultural brasileiro.

Em comemoração ao aniversário do artista baiano, celebrado nesta segunda-feira (26), o Aratu On pesquisou algumas curiosidades e marcos importantes da vida de Gil. Confira abaixo:

– Gil começou a estudar e tocar acordeom aos 9 anos de idade e, já nesta época, foi influenciado pela musicalidade do sertão e pelas procissões que passavam na frente da casa em que passou a infância, em Ituaçu, no interior da Bahia. Escutava Luiz Gonzaga, Orlando Silva e Bob Nelson. Foi nesta época também que teve seu primeiro contato com o jazz.

– Hoje, Gil tem cerca de 60 álbuns gravados e 4 milhões de cópias vendidas.

– Conhecido em todo o mundo, Gil já ganhou nove Grammys e realizou turnês pelas Américas, Ásia, África e Oceania.

– Entre 2003 e 2008, Gilberto Gil foi Ministro da Cultura. Ainda no campo da política, ele foi vereador de Salvador de 1989 a 1992

– Gil foi embaixador da Organização das Nações Unidas (ONU) para Agricultura e Alimentação e também foi nomeado como “Artista da Paz” pela UNESCO.

– Sua música tem influências de gêneros tradicionalmente brasileiros, como o samba, o baião, o forró e o rock, além da música africana, do reggae, do funk e do jazz.

– Trocou o acordeom pelo violão após conhecer João Gilberto, a Bossa Nova e as canções de Dorival Caymmi.

– Gil conheceu Caetano Veloso enquanto estudavam na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Nessa época, ele também conheceu Gal Costa e Maria Bethânia.

– O cantor cursou Administração de empresas na UFBA e chegou a trabalhar na Gessy Lever, em São Paulo. Na faculdade, costumava organizar festivais e eventos musicais.

– Sempre cantou sobre regionalismo, histórias e realidade do povo brasileiro.

– Formou, em 1964, junto a Caetano, Bethânia, Gal e Tom Zé, o show “Nós, Por exemplo”, para inaugurar o Teatro Vila Velha, em Salvador. No mesmo ano, fizeram, juntos, o espetáculo “Nova Bossa Velha, Velha Bossa Nova”.

– Nos anos 1960, Gil gravou sua primeira fita demo. Anos depois, muitas das músicas desta gravação foram resgatadas para entrarem no álbum “Retirante”, produzido em 2010.

– O compositor Começou a se destacar na televisão por suas participações no programa “O Fino da Bossa”, apresentado pela também cantora Elis Regina. Em 1966, mesmo ano em que participava do programa de TV, Gil foi contratado pela Philips para fazer seu primeiro LP e, para isso, se mudou para o Rio de Janeiro.

– Em 1967, Gilberto Gil lançou seu primeiro álbum, o “Louvação”. Algumas das principais músicas desse disco são “Ensaio Geral”, “Procissão” e “Minha Senhora”.

– Iniciou, ao lado de outros grandes nomes da MPB, como Caetano Veloso, Gal Costa, Torquato Neto, Rogério Duprat, Capinan, Tom Zé, Nara Leão e Os Mutantes, o movimento Tropicalista.

– “Domingo no Parque”, apresentada por Gil no Terceiro Festival de Música Popular, em 1967, se tornou uma das músicas mais conhecidas e simbólicas do Tropicalismo.

– Em 1968, ao apresentar a música “Questão de Ordem” no Festival Internacional da Canção, Gil foi vaiado por parte do público, que não aceitava sua nova estética, especialmente a inserção das guitarras elétricas e a influências estrangeira na música brasileira. No mesmo ano, o cantor lançou o álbum “Tropicália ou Panis at Circense”, eleito o segundo melhor disco de música brasileira da história pela Revista Rolling Stone.

– No mesmo ano, Caetano e Gil apresentaram um programa chamado “Divino Maravilhoso” na TV Tupi.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!