Amigos Especiais: obra da literatura infantil dá destaque ao autismo e homenageia Charles Chaplin
Charles, a estrela autista foi apresentado ao mercado literário em um evento digital nos canais de Facebook e Youtube pela Editora InVerso no último sábado (10/4),
Neste mês de abril, dedicado à conscientização do autismo, mais uma obra literária da escritora Celina Bezerra dá destaque para essa condição especial de comportamento. Charles, a estrela autista foi apresentado ao mercado literário em um evento digital nos canais de Facebook e Youtube pela Editora InVerso no último sábado (10/4), marcando o lançamento do terceiro livro da série Amigos Especiais.
“No universo literário, me incomodava o fato de quase não haver obras sobre o tema da diversidade”, explica a autora.
O protagonista da obra – Charles – já nasceu com nome de estrela, em homenagem ao ícone do cinema mudo Charles Chaplin. A estrela ganhou vida na sensível ilustração de Enéas Ribeiro Corrêa. É, como todos nós, diferente. “As pessoas precisam ser apreciadas pelas suas potencialidades e respeitadas pelas suas limitações”, destaca Bezerra.
A autora é formada em Letras e pós-graduada em Educação Inclusiva e em Educação da infância com Ludicidade. O livro de estreia foi Bruna, uma menina Down mais que especial, lançado em 2017. Dois anos depois, Sabrina, a menina albina ganhava os holofotes. E, desde então, o respeito à diversidade segue extrapolando os limites da sala de aula, ganhando o mundo das letras, do respeito e valorização das diferenças.
O título do próximo livro da série Amigos Especiais já está definido. Sara, a sereia rara vai nos apresentar uma menina que tem alopecia areata. “Diferente de pacientes oncológicos, ela não tem sobrancelhas, pelos, cílios. Também não tem livros”, relatou Bezerra.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.