A capital baiana vai receber, neste domingo (13/11), às 12h, a II Marcha do Empoderametno Crespo de Salvador. O evento terá início no Campo Grande com saída prevista para 14h, em direção à praça Castro Alves.
Em 2015, este movimento levou mais de 4 mil pessoas às ruas no centro da cidade e pretende, em mais um ato político antirracista, reunir outros milhares de negros, negras, crianças jovens, adultos e idosos para afirmar que cabelo é nossa luta, resistência e história.
A Marcha do Empoderamento Crespo de Salvador é movimento que se concentra na desconstrução negativa do fenótipo negro através da afirmação da estética negra. Acredita que a afirmação da estética negra é um passo importante para a construção da identidade de cada indivíduo negro e na superação do racismo.
O evento tem como objetivo estimular cada pessoa negra ao reconhecimento positivo de si, de sua estética e sua ancestralidade é fazer ruir uma forte coluna do racista de nossa sociedade, pois a estrutura que estipulou o padrão branco de beleza é a mesma estrutura que legou à população negra a feiura, o estigma da vadiagem e bandidagem, a marginalização e a subalternização; tornou o corpo branco sagrado e o corpo negro alvo de toda forma de violência.
Fonte: Da redação