Fundação Pedro Calmon inicia ações culturais do 2 de Julho em Salvador
Fundação Pedro Calmon inicia ações culturais do 2 de Julho em Salvador
Após a Rota da Independência percorrer municípios do Recôncavo baiano, chega a vez de Salvador receber as atividades culturais da Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult). Por meio do Centro de Memória da Bahia (CMB) e da Diretoria do Livro e Leitura (DLL), a fundação oferece, durante todo o mês de julho, aulas públicas itinerantes, palestras e debates sobre o 2 de julho, envolvendo diversos bairros de Salvador, escolas e bibliotecas.
A programação tem início, nesta segunda-feira (29), com a aula pública ?De Pirajá ao Campo Grande?, ministrada pelo historiador Sérgio Guerra Filho, a partir das 8h. Em uma van, o público vai visitar os pontos na capital onde ocorreram batalhas pela Independência da Bahia. Após sair do Largo de Pirajá, a aula segue para pontos como o Largo da Lapinha e a Praça Municipal. Já no dia 5, a partir das 9h, na praça do Campo Grande, a aula pública do historiador Marcelo Siquara aborda o tema ?Campo Grande nas batalhas pela Independência?.
No dia 2, após o tradicional desfile cívico nas ruas de Salvador, às 11h, a Fundação Pedro Calmon lança o novo site da Biblioteca Virtual 2 de Julho, especializada em História da Bahia e que contém rico acervo referente à data magna do estado. O livro ?A Bahia com História? vai ser lançado na ocasião. Um pocket show da cantora Denise Correia, no Palácio Rio Branco, localizado na Praça Municipal, encerra o evento.
De 3 a 5 de julho, no Campo Grande, a Diretoria do Livro e da Leitura (DLL) reúne os amantes da leitura para participar da Feira do Livro ao Dois de Julho que, além da tradicional venda de livros a partir de R$ 5, terá sessão de autógrafos, contação de histórias, recital com Tiago Oliveira e distribuição de folhetos literários. A programação completa está disponível no site da Fundação Pedro Calmon.