Balé Jovem de Salvador apresenta projeto em bairros de cidade
Balé Jovem de Salvador apresenta projeto em bairros de cidade
O Balé Jovem de Salvador ? BJS apresenta, no próximo sábado (30), às 16h, na Praça da Revolução, em Periperi, e no domingo (31), na Praça Manuel Clemente Ferreira, no Cabula, o projeto Conexão Bairros com a mostra de cinco coreografias do repertório da companhia de dança. Na ocasião, também integram a programação como convidados os grupos locais Reforma Cia de Dança e Heros of Crew, em Periperi, e Som na Praça e Geladeira Cultural, no Cabula.
O Conexão Bairros foi contemplado pelo edital Arte em Toda Parte – Ano II, lançado pela Fundação Gregório de Mattos, órgão da Prefeitura de Salvador. O idealizador do projeto e diretor do Balé Jovem de Salvador, Matias Santiago, explica que a escolha dos bairros priorizou comunidades afastadas do centro da cidade e, portanto, fora do circuito artístico tradicional. Também receberão o BJS os bairros de Fazenda Grande 3 (13 de junho) e Pirajá (14 de junho), onde outros grupos de dança locais participarão das apresentações.
Segundo Santiago, a integração com outros grupos ?pretende promover a troca de experiências e evidenciar a produção artística de cada localidade?. Ele ainda ressalta que ?o projeto Conexão Bairros pretende descentralizar o acesso à dança, diminuindo as distâncias entre a arte e o público que está afastado do centro da cidade, promovendo também o consumo cultural de massa e dando visibilidade àquela demanda latente e ?oculta? presente nessas localidades que clamam por oportunidades de acesso a experiências artísticas mais diversas, inclusivas, bem como o resgate da ludicidade do urbano destas regiões contempladas?.
O repertório do BJS contará com as coreografias ?Leito 201? e ?Na Bahia?, remontadas durante o ano de 2014; ?Tak?, uma homenagem à originalidade e ao centenário de Walter Smeták (2014) e, por fim, a remontagem de ?Eleuther? e ?Areia?, esta última grande sucesso de público pela coreografia inspirada na poesia do litoral baiano e pela trilha sonora de Gil Vicente Tavares, na voz da cantora Cláudia Cunha.
Balé Jovem de Salvador
O Balé Jovem de Salvador é uma companhia jovem de dança criada em 2007 e dirigida por Matias Santiago (professor, bailarino e coreógrafo, formado pela Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia-FUNCEB), que tem como objetivo principal a profissionalização de alunos egressos das escolas e academias de dança de Salvador e do interior da Bahia.
Programação
Periperi ? Praça da Revolução:
30 de Maio
16h
Grupos convidados:
Reforma Cia de Dança
Heros of Crew
Cabula – Praça Manuel Clemente Ferreira – Conj. ACM:
31 de maio
16h
Grupos convidados
Som na Praça
Geladeira Cultural