Secretaria de Cultura discute crise no circuito de Cinema Sala de Arte
Secretaria de Cultura discute crise no circuito de Cinema Sala de Arte
O secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal, se reuniu nesta quinta-feira (26), com o gestor do Circuito de Cinema Sala de Arte, Marcelo Sá, para discutir o problema do circuito alternativo de cinema de Salvador, cujas salas correm o risco de fechar. O fato foi noticiado pelo Aratu Online no dia 23 de fevereiro. Também participaram do encontro o superintendente de Promoção Cultural da SecultBA, Alexandre Simões e a assessora da Superintendência de Promoção Cultural da SecultBA, Neuza Rafner.
Entre as possibilidades levantadas para a solução do problema estão a elaboração ? por parte do Circuito Sala de Arte ? de um projeto de manutenção de equipamentos culturais a ser apresentado ao programa de Fomento Fazcultura e o diálogo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, responsável pelo Museu Geológico da Bahia, onde funciona o Cinema do Museu. ?Tivemos um encontro de apresentação e de identificação de possibilidades. Nada nasce pronto. A partir de agora, iremos estudar cada caminho apontado?, afirmou Marcelo Sá.
O circuito Sala de Arte já tem 15 anos e está correndo o risco de perder espaços para exibição de filmes em Salvador. Atualmente estão em funcionamento as duas salas no Shopping Paseo Itaigara, na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e no Museu Geológico. O Cine XIV, no Pelourinho está fechado e o espaço que fica no Museu de Arte da Bahia (MAM) está em reforma, sem data para voltar a exibir. Uma empresa de telefonia patrocinava as duas salas do Paseo Itaigara, mas recentemente retirou o apoio financeiro.