Cultura

30 anos de Axé: conheça a trajetória do Pai do ritmo, Luiz Caldas

30 anos de Axé: conheça a trajetória do Pai do ritmo, Luiz Caldas

Por Cláudia Costa

30 anos de Axé: conheça a trajetória do Pai do ritmo, Luiz CaldasReprodução

No ano em que se comemora os 30 anos do Axé Music, o Aratu Online homenageia os grande nomes que marcaram a história do ritmo no Bahia e no Brasil. Faltando apenas 30 dias para o Carnaval, o portal realizará uma contagem regressiva, onde a cada dia um artista será o protagonista desta história de muito sucesso.


O primeiro homenageado é o precursor do ritmo, Luiz Caldas. Conhecido como o ?Pai do Axé?, ele ingressou na música aos 7 anos de idade e ganhou espaço no cenário musical de Salvador se apresentando em agremiações de carnaval. Mas, o divisor de águas na carreira do artista foi o lançamento do disco ?Magia?, que trazia a música ?Fricote?, mais conhecida como Nega do Cabelo Duro, que estourou nas rádios de todo o Brasil e transformou a carreira de Luiz Caldas, além de ter aberto as portas para os artistas baianos deste segmento.


Nestor Carrera/Editoria de Arte

Nestor Carrera/Editoria de Arte


Ao aparecer para todo o Brasil no programa do Chacrinha, Luiz Caldas trazia um estilo próprio, pés descalços, cabelos cacheados no ombro e brinco de pena. Mas não parava por aí, ele deu vida também à coreografia que mais tarde foi apelidada de ?Deboche?. Balançando os dedos e se remexendo com um leve agachado, o cantor ditou moda no Brasil. Todos queriam conhecer o fricote da Bahia.


Multi-instrumentista, Luiz Caldas lançou 12 álbuns com canções inéditas em 2011. No projeto, havia 130 músicas nos mais variados estilos, como o pagode, o forró, a música romântica, o hard rock e a música instrumental, além de um dos álbuns dedicado aos povos indígenas, com letras inteiramente em Tupi.


A diversidade musical do cantor colaborou muito para a música baiana e serviu de inspiração para muitos outros artistas que seguiram a linha do Axé Music.



Aos 52 anos e 45 de carreira, Luiz Caldas planeja lançar novos trabalhos, incluindo uma ópera sobre a independência da Bahia e um CD com músicas de discoteca. Mas antes disso, o cantor se preparar para o carnaval, onde se apresenta na quinta e no sábado puxando um trio independente no circuito Dodô, na Barra. No Campo Grande, ele se apresenta na terça, no circuito tradicional da folia momesca.


Os 30 anos do Axé Music prometem muitas recordações para o folião, acompanhe nossa contagem regressiva e relembre as músicas e artistas que marcaram época.


Confira na galeria abaixo as diferentes fases da carreira de Caldas:


 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.