Esporteshá 21 dias. Atualizada há 20 dias. Fonte: Da redação

Jogo do Bahia pela Copa do Nordeste terá primeira transmissão em Libras do futebol brasileiro

Creditos da foto:Felipe Oliveira/EC Bahia
Jogo do Bahia pela Copa do Nordeste terá primeira transmissão em Libras do futebol brasileiro

O jogo entre Fortaleza e Bahia, neste sábado (3/4), pela Copa do Nordeste, atração na tela da TV Aratu, terá a primeira transmissão em Libras - a Língua Brasileira de Sinais - do futebol brasileiro. Trata-se de uma ação de inclusão do time baiano, para beneficiar as pessoas surdas que se comunicam prioritariamente dessa forma.

 

A transmissão em Libras será feita em paralelo à transmissão do jogo pelo SBT Nordeste e pelo serviço de streaming Nordeste FC. Pelo Facebook, Instagram e Youtube do clube, dois intérpretes de Libras vão comentar os principais lances da partida no Ceará em tempo real, com o apoio do comentarista Paulo Jamelli.

 

"Nosso objetivo é que as pessoas surdas que usam a Língua Brasileira de Sinais possam acessar esse conteúdo pelo celular enquanto assistem ao jogo na TV, ou em algum outro dispositivo, e assim ter uma experiência inédita como torcedoras", diz o gerente de marketing do Bahia, Lênin Franco.

 

"A intenção é que esse projeto possa evoluir e ser replicado por outros times do Brasil até que se torne algo natural e presente na transmissão de cada vez mais campeonatos”, comenta Rafael Pitanguy, VP de Criação da VMLY&R, agência-parceira do Bahia na idealização da ação.

 

NÚMEROS

 

Estima-se que atualmente o país possua 10 milhões de deficientes auditivos. De 70% a 80% deles se comunicam prioritariamente pela Língua Brasileira de Sinais. No mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 500 milhões de pessoas apresentam algum grau de surdez.

 

 

LEIA MAIS: Bahia anuncia oficialmente contratação do meia-atacante paraguaio Óscar Ruiz, de 29 anos

 

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus

 

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003. 

Notícias Relacionadas

Saúde 4/22/2021

Bahia deve receber 222,5 mil doses de vacina contra Covid-19 nesta quinta e secretário alerta para segunda dose

Segundo o secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, estado receberá 42 mil doses da CoronaVac e 180,5 mil da AstraZeneca.

Interior4/22/2021

PM apreende mil pés de maconha prontos para comercialização na Bahia; ninguém foi preso na ação

A droga foi localizada em uma casa abandonada no povoado de Lagoa da Boa Vista.

Especiais4/22/2021

Ela superou a execução da irmã, além das mortes do pai e da mãe: a história da jovem que é responsável por quatro "menores"

A vida nunca foi fácil para Ruana Ferreira da Silva, que tem um filho. Mesmo com todas as dificuldades, ela conseguiu uma casa para toda a família morar, com a ajuda da Defensoria Pública da Bahia.

Esportes4/22/2021

Na estreia da Sulamericana, Bahia fica só no empate; neste sábado, encara o Fortaleza por uma vaga na final da Copa do Nordeste

O Bahia visita o Fortaleza, neste sábado (24/4), às 18h30, em jogo único pela semifinal, no Castelão.

Saúde 4/21/2021

Bahia registra mais 870 mil casos de Covid-19 desde o início da pandemia

Desse total, 16.027 estão em acompanhamento (com o vírus ativo), e 46.729 são referentes a profissionais da área da saúde.

logo_aratuonline

Não é um portal! É a vida ao vivo, em tempo real! O Aratu On é uma plataforma focada na produção de conteúdo audiovisual, que fala da Bahia e dos baianos para o Brasil e para o mundo. Aqui, a notícia é no tempo presente.

Fotos do Instagram

Um guarda civil Municipal, identificado como Marcos Cardoso, foi morto a tiros na região da Polêmica, no bairro de Brotas, em Salvador. De acordo com a comandante da 26ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Brotas), major Patrícia Barbosa, o crime aconteceu por volta das 11h desta quinta-feira (22/4).

Testemunhas relataram ao Aratu On que a vítima estava a bordo de uma motocicleta quando foi surpreendida por um homem armado que disparou pelo menos 10 vezes em sua direção e fugiu logo em seguida. A guarnição da 26ª CIPM foi acionada, encontrou a vítima e isolou a área até a chegada do Serviço de Investigação de Local de Crime. 

A comandante da 26ª CIPM não deu detalhes sobre o que teria motivado o homicídio, que será apurado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A polícia ainda não divulgou uma linha de investigação, mas trabalha com a hipótese de execução, já que nenhum pertence foi levado do guarda municipal. 

O corpo de Marcos será encaminhado ao Instituto Médico Legal de Salvador e não há informações sobre data e local do seu enterro.Trabalhadores informais nascidos em agosto começam a receber, nesta quinta-feira (22/4), a nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.Também hoje, beneficiários do Bolsa Família com o Número de Inscrição Social (NIS) de dígito final 4 poderão sacar o benefício.

O pagamento será feito ainda a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês. O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a quatro semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta corrente.

O saque da primeira parcela foi antecipado em 15 dias. O calendário de retiradas, que iria de 4 de maio a 4 de junho, passou para 30 de abril a 17 de maio.

Ao todo, 45,6 milhões de brasileiros serão beneficiados pela nova rodada do auxílio emergencial. O calendário de pagamentos foi divulgado pelo governo no fim de março e atualizado na semana passada.

CONFIRA O CALENDÁRIO DE PAGAMENTO E A MATÉRIA COMPLETA EM www.aratuon.com.brUma troca de tiros ocorrida na noite desta quarta-feira (21/4) deixou um jovem morto e duas pessoas feridas, na localidade da Baixa da Égua, que fica no bairro do Engenho Velho da Federação, em Salvador. O crime aconteceu por volta das 21h, na Rua Nazaré de Maria.

A vítima fatal foi identificada como Lucas Santos Silva, de 19 anos. Os feridos foram socorridos e levados para o Hospital Geral do Estado (HGE). Um dos hospitalizados é o jovem Álvaro Ramos da Silva Filho, também de 19 anos.

Segundo informações da Polícia Militar, guarnições da 41ª Companhia Independente (CIPM/Federação), com apoio da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT/Rondesp Atlântico), foram acionadas e, no local, acharam um homem caído ao solo sem vida. A PM informou, ainda, que os autores dos tiros fugiram, logo em seguida à ação.

O caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e pela 7ª Delegacia Territorial (DT/Rio Vermelho).

Informações preliminares obtidas pela reportagem do Aratu On dão conta que o tiroteio foi promovido por traficantes da facção criminosa Bonde do Maluco que disputam o comando pelos pontos de vendas de drogas no local. Eles portavam metralhadoras. Na região, há constantes confrontos entre criminosos do “Forno” e “Laginha”.

CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA EM www.aratuon.com.brPela terceira sessão seguida, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) vai voltar a discutir hoje (22/4) questões referentes ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Operação Lava Jato. 

Marcada para as 14h, a sessão dá sequência ao julgamento iniciado em 14 de abril.

Os ministros do Supremo vão decidir sobre dois pontos: 
1. Os quatro processos de Lula devem ir para a Justiça Federal do Distrito Federal ou para a de São Paulo?

2. Com a confirmação da incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgar Lula, outros 14 recursos da defesa de Lula no STF perdem razão de existir?

Este último ponto é o que tem relação com a suspeição do ex-juiz federal Sergio Moro. Como efeito, o plenário poderá manter ou anular a decisão da Segunda Turma que considerou o ex-magistrado parcial no processo do tríplex.

Em 8 de março, na decisão em que declarou a incompetência da 13ª Vara Federal para os casos de Lula, Fachin apontou que, como consequência, outros 14 recursos da defesa do ex-presidente haviam perdido o objeto.

Entre eles, está o da alegação da defesa de Lula de que Moro foi parcial no julgamento de Lula no processo do tríplex. Os advogados do ex-presidente querem derrubar este ponto da decisão proferida por Fachin e manter ativos os recursos. Agora, o plenário deverá decidir se mantém ou não a decisão de Fachin.
Ver Mais