Copa do Nordeste: entenda o formato da competição regional
O mata-mata da Copa do Nordeste será disputado em sistema de cruzamento olímpico
Por Da Redação.
A Copa do Nordeste 2025, principal competição regional do futebol brasileiro, chegou à 22ª edição com novidades significativas no formato e um feito inédito: a presença de cinco clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro, o maior número da história do torneio.
Ao todo, 16 equipes entraram na disputa pelo título nordestino, divididas em dois grupos com oito times cada. Nesta edição, os clubes jogam entre si dentro das respectivas chaves, e os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam para as quartas de final.
O mata-mata será disputado em sistema de cruzamento olímpico, ou seja, os classificados do Grupo A enfrentarão os do Grupo B. O primeiro colocado de uma chave encara o quarto da outra, e assim sucessivamente.
Sorteio dos grupos da Copa do Nordeste 2025
A definição dos grupos foi realizada por meio de sorteio organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os 16 participantes foram divididos em quatro potes, com base na posição de cada clube no Ranking Nacional de Clubes (RNC), com duas equipes de cada pote sorteadas para compor os Grupos A e B.
O sorteio contou com algumas exceções para evitar desequilíbrios regionais. Clubes de um mesmo estado que ocupavam as duas melhores posições no ranking foram automaticamente alocados em grupos distintos. Como Bahia e Ceará contavam com três representantes cada, foi garantido que pelo menos um clássico estadual ocorresse em cada uma das chaves, para elevar ainda mais a rivalidade e a expectativa dos torcedores.
Cabe ressaltar que desde 2018 o Nordestão, a "copa dos clássicos", é transmitida pela TV Aratu e tem destaque no calendário nacional do futebol.
+ Quando vai ter jogo da Copa do Nordeste? Entenda a pausa no Nordestão
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).