Saúde e Bem-Estar

Como estabelecer limites nos seus relacionamentos?

Tainã Gama
Colunista On: Tainã GamaA mentora de expressões

Se você se sente sobrecarregado(a) e sem energia isso pode ser devido à falta de limites nos seus relacionamentos. Isso pode levar a uma sensação de perda de controle sobre suas próprias vidas, gerando estresse, ansiedade e até mesmo ressentimento em relação aos outros.


Essa dificuldade em estabelecer limites pode se manifestar em várias áreas da vida, como no trabalho, na família e nos relacionamentos pessoais. É comum ver pessoas se comprometendo além de suas capacidades, dizendo "sim" quando, na verdade, gostariam de dizer "não", apenas para evitar conflitos ou decepcionar os outros.


Eu não sei qual é o seu motivo para não dizer não, o que eu sei é que é possível você dizer não, estabelecer limite e sentir tranquilidade após fazer isso. É muito comum esse desafio aparecer nas sessões de psicoterapia. Eu quero que você imagine viver a tranquilidade de dar limite e não ter medo da pessoa ir embora da sua vida. Acredite, isto é possível e tenho acompanhado excelentes resultados na vida dos meus clientes.


Eu sei que talvez para você seja muito difícil ver isso na sua realidade pessoal. Neste momento não pense agora no conflito, no desejo de agradar, não lembre da baixa autoestima, não se conecte com culpa, nem sinta vergonha, pense que está faltando uma habilidade na sua comunicação, que com prática você pode fazer isso de forma respeitosa, que você pode romper padrões familiares e até culturais de onde você foi educado.


Entenda que reconhecer qual é o seu desafio, torna ele mais real, ele passa a existir e você pode lidar de forma mais prática com essa dificuldade. Percebe a diferença de dar esse passo: reconhecer. Dar um bom diagnóstico ao que se chama de ‘problema’, qual é a raiz de fato.


O desafio quando é aceito, te transforma. tudo começa com pequenas mudanças de comportamento e mentalidade. Anote essas perguntas e dedique o tempo que for necessário para respondê-las com a atenção que merecem: O que é realmente importante para mim? O que eu estou disposto(a) a aceitar e o que não estou? Quais são os limites que desejo estabelecer nos meus relacionamentos e por quê?


Comunicação Clara e Assertiva é resultado que se conquista com a prática. Eu acredito que estabelecer limites saudáveis e ser respeitado por eles é um direito. Como todo direito, este também anda junto com o dever de considerar que o outro também tem seus limites e merece igual respeito. Faz sentido para você?


Este conteúdo te ajudou? Compartilhe sua opinião nos comentários. A gente se encontra na próxima coluna.


*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tainã Gama

Tainã Gama

A mentora de expressões, Tainã Gama, é jornalista, radialista, Especialista em Psicologia Positiva, bem estar e autorrealização pela PUCRS e Gestão de Pessoas para Alta Performance pelo ISEO. Possui formações em Coaching Ikigai, PNL e certificações em Inteligência Emocional, Reaprendizagem Criativa, dentre outras, que fortalecem uma visão sistêmica de comunicação e relação humana. Atualmente, é Pós graduanda em Terapia Transpessoal Sistêmica.

Instagram: @gamatai
 

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.