Cidadania

A política não é jogo de futebol e seu time não paga suas contas

Paulo Cavalcanti
Colunista On: Paulo CavalcantiEmpresário, advogado e presidente do Conselho Superior da Associação Comercial da Bahia
Manifestação no dia 7 de SetembroPaulo Pinto/Agência brasil

Enquanto a “briga de torcidas” nos distrai, o custo de vida sobe e os serviços pioram. Abandone a polarização e junte-se à luta pelo que realmente importa para a sua família. Participe agora.

A política no Brasil virou um campo de futebol, mas a partida que estamos jogando não tem 90 minutos: ela dura 365 dias por ano e o resultado chega diretamente à mesa da nossa família. Essa polarização que nos cega é o maior sinal da nossa imaturidade e da nossa falta de consciência cidadã. Gastamos nossa energia em disputas odiosas de esquerda e direita, como se o único objetivo fosse decidir quem vai administrar o país.

Mas eu convido você a um exercício de raciocínio, para olharmos além das arquibancadas. Deixemos as camisas e as cores de lado por um instante e nos perguntemos: quem, em sã consciência, não quer hospitais públicos melhores, escolas de qualidade para seus filhos, mais segurança nas ruas e um custo de vida mais baixo? Essas são as pautas que realmente deveriam nos unir como cidadãos brasileiros.

Enquanto nos digladiamos, esquecemos um princípio básico da democracia: o poder não está nas mãos de um ou outro presidente da República. O poder emana do povo, e o povo tem a força para transformar. Cabe a nós a cobrança, não apenas sobre o presidente, mas também sobre o Congresso Nacional, os partidos políticos e o Judiciário.

Nossa luta não pode ser apenas para eleger um “time”. A nossa verdadeira luta precisa ser pelas pautas coletivas, aquelas que acreditamos e queremos de verdade para melhorar a vida de todos. Precisamos nos mobilizar pela saúde, pela educação e pela segurança, pois é isso que realmente interessa.

É hora de amadurecer. Entender que, independentemente do time para o qual torcemos, só podemos transformar o Brasil se agirmos juntos.

 

 

Venha para o Movimento Via Cidadã. Participe e vamos, juntos, lutar pelo que realmente importa.

*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Paulo Cavalcanti

Paulo Cavalcanti

Empresário, advogado e presidente do Conselho Superior da Associação Comercial da Bahia

Instagram: @paulosergiocavalcanti

Ver mais > >

Relacionadas

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.