7 de Setembro mostrou que a política virou guerra de gangues, sem juiz
Na coluna Aratu On desta semana quero refletir com vocês sobre o último 7 de setembro. Em várias capitais, vimos o Brasil dividido em manifestações massivas. De um lado, militantes de vermelho exaltando ídolos da ditadura e das revoluções, com camisas de Che Guevara. Do outro, grupos que se autodenominam patriotas, vestidos de verde e amarelo, carregando até bandeiras dos Estados Unidos e pedindo socorro a Trump.
Essa divisão revela nossa imaturidade cidadã. A política virou uma guerra de gangues inimigas, sem árbitro, sem juiz. O nosso pacto social - a Constituição Federal - foi colocado de lado, e o povo, como um náufrago, tenta se agarrar a qualquer tábua de salvação.
Mas é preciso lembrar: o patriotismo é a energia do povo, e a soberania é a expressão dessa energia na vida política e institucional do Estado. Sei que vivemos uma enorme crise, que sofremos com a falta de segurança pública e jurídica. Mas não existe salvador da pátria. Por mais que se idolatre um líder ou se mude a cor da camisa, continuaremos a ser todos brasileiros.
Reconheço também nossa deficiência em educação e em capacidade crítica. Sei que muitos não vão me entender. Mas você que compreendeu: não desista. Unidos, podemos resgatar o desenvolvimento do nosso Estado democrático de direito e estancar esse retrocesso cívico.
Venha para o Movimento Via Cidadã. Participe. Seja também uma via de transformação.
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).