Como você lida com conflitos?
Diante da falta de entendimento numa conversa em algum momento alguém deve ter a iniciativa de resolver o problema. O ideal é que ambas as partes se envolvessem na solução, independente se foram ambas que causaram o problema. Quando se está numa relação, o foco não deve ser quem é culpado e sim: como posso promover bem estar?
Parece um sonho distante, mas não é. Como alguém que busca se autoconhecer, e atende pessoas com essa mesma sede de si mesmas, posso afirmar que saber quem de fato você é já vai evitar que você entre em muitos conflitos, rs.
Tem conflitos que não são seus mas te envolvem, tem conflitos que você enxerga de fora muito mais do que quem está dentro da situação e por aí vai. Uma atitude que pode ajudar muito é a escuta ativa, que não é apenas sobre ouvir o que o outro está dizendo, mas também compreender o ponto de vista da outra pessoa. Existem diferenças marcantes entre ser passivo, agressivo e assertivo em situações de conflito. Cultivar uma postura assertiva pode ajudá-lo a expressar suas necessidades e limites de forma clara e respeitosa.
Passivo: Evita conflitos e tende a ceder às demandas dos outros, mesmo quando discorda; Tem dificuldade em expressar seus próprios sentimentos, necessidades e opiniões; Pode sentir-se subjugado, frustrado e ressentido devido à falta de assertividade; Geralmente, prioriza os sentimentos dos outros em detrimento dos seus.
Agressivo: Tende a ser dominador, autoritário e intimidante na comunicação; Expressa suas próprias necessidades e opiniões de maneira unilateral, sem considerar os sentimentos ou direitos dos outros; Pode recorrer a insultos, críticas pessoais e comportamentos hostis para impor sua vontade; Geralmente, prioriza suas próprias necessidades em detrimento das necessidades dos outros.
Assertivo: Expressa seus sentimentos, necessidades e opiniões de forma clara, direta e respeitosa; Respeita os direitos e sentimentos dos outros enquanto defende seus próprios limites e interesses; Busca soluções mutuamente satisfatórias em situações de conflito, comunicando-se de maneira aberta e colaborativa; Geralmente, mantém um equilíbrio saudável entre suas próprias necessidades e as necessidades dos outros.
Enquanto a comunicação passiva evita conflitos e a comunicação agressiva os provoca, a comunicação assertiva busca um equilíbrio saudável entre expressar-se honestamente e respeitar os outros. Encontre um ponto de equilíbrio e busque soluções que atendam às necessidades de ambas as partes envolvidas no conflito. Outra atitude que eleva o nível de satisfação em seus relacionamentos é: estabelecer e comunicar limites saudáveis durante um conflito.
Para isso, é importante conhecer seus próprios limites, necessidades e valores. Seja claro e específico sobre o que você está confortável ou desconfortável. Seja consistente e não faça exceções frequentes, pois isso pode minar a eficácia de seus limites e enviar mensagens conflitantes aos outros. Defina consequências: se alguém ultrapassar seus limites, esteja preparado para comunicar as consequências dessa ação. Isso pode incluir afastar-se da situação, recusar-se a participar de determinadas atividades ou estabelecer limites mais rígidos no futuro. Esteja aberto ao diálogo, priorize o autocuidado, cultive empatia e respeito mútuo durante um conflito. Reconheça a humanidade e a dignidade de todas as pessoas envolvidas.
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*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.