Você já deve ter percebido que se a pessoa não está prestando atenção ela não interage de forma produtiva e a sensação é de que você está falando com a parede. Além da mensagem se perder no meio do caminho, você também perde seu tempo, sua energia e é aí que surgem os conflitos.
É essencial que cada vez mais as pessoas reconheçam que falar é apenas metade da conversa. Eu sempre vou lembrar a vocês que: quem quer falar deve estar disposto a ouvir. Se você quer aprender a escutar de verdade, entenda o que o outro precisa antes de falar.
Querer ser compreendida sem compreender a conta não vai fechar. Acredite, esse é um atalho que muitas pessoas buscam e não dá em um lugar saudável nem para si nem para o outro.
É irresistível alguém que escuta de forma atenta, que coloca seu coração e sua mente disponíveis para buscar uma solução para o problema da outra pessoa. Esse é o poder da escuta ativa: estar genuinamente interessado no universo da outra pessoa.
Isso desperta um sentimento de conexão profunda, abre espaço para diálogos sem julgamentos e ajuda vocês a alinharem bem as expectativas e projetos.
Aprender a escutar torna o que você fala ainda mais relevante. Decida se Expressar, Decida ser você.
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.