Comunicação e Marketing

Lembrete: aceitar seus erros te faz crescer!

Tainã Gama
Colunista On: Tainã GamaA mentora de expressões

E se eu te disser que errar pode ser a chave para o seu crescimento pessoal? Que é possível transformar erros em oportunidades valiosas? Como alguém que tem dificuldade em lidar com o erro, cheguei a algumas conclusões e gostaria de compartilhar algumas delas com você.

Reconhecer que todo mundo comete erros foi algo que mudou muito a forma que eu enxergava as pessoas ao meu redor. Erros são inevitáveis e fazem parte da vida, só que muitas vezes crescemos com a ideia de que errar é sinônimo de fracasso, algo que devemos evitar a todo custo. Isso pode nos paralisar, impedir que arrisquemos, ou até mesmo que tentemos algo novo.

E se eu te disser que aceitar os seus erros é o que realmente te coloca em movimento, em evolução contínua.

Erros são mestres disfarçados. Cada erro que cometemos é uma oportunidade única de aprendizado. Ele nos mostra o que precisa ser ajustado, o que ainda não entendemos completamente e quais habilidades precisamos desenvolver. Ignorar ou negar os erros é negar a chance de aprender e evoluir.

Quantas vezes, ao errar, você tenta justificar suas ações, culpar algo ou alguém, ou até mesmo se esconder? Essa reação, embora natural, nos impede de ver a verdade. Justificar é uma defesa; aceitar é um ato de coragem. É na aceitação que reside o poder de transformar o erro em um passo importante na nossa jornada de crescimento.

Aceitar seus erros não é sobre se culpar ou se rebaixar; é reconhecer que você é humano e está em constante aprendizado. Ao aceitar, você se liberta da pressão para ser perfeito e se torna mais compassivo consigo mesmo. Esse processo te coloca em um caminho mais leve e real de autodesenvolvimento.

Como Aceitar os Erros?

Reflexão Sem Julgamento: pare e reflita sobre o que aconteceu. O que você poderia ter feito diferente? O que aprendeu com essa experiência?

Responsabilidade: assuma a responsabilidade pelo que é seu. Isso não significa se martirizar, mas reconhecer seu papel na situação.

Ação Consciente: com o aprendizado em mãos, pense em como pode agir de maneira diferente da próxima vez. Isso é crescimento em ação.

Aceitar seus erros é um ato de coragem que te aproxima de quem você realmente é e te afasta da necessidade de ser perfeito. É nesse espaço de vulnerabilidade que o crescimento verdadeiro acontece. Decidir Se Expressar passar também por ressignificar os erros como etapas necessárias na sua jornada, por isso é essencial que você tenha um ambiente seguro para você se expressar e evoluir. Não tenha medo de errar - abrace esses momentos e se permita enxergar novas possibilidades.

Fez sentido? Lembrou de alguém? Envia esse conteúdo para essa pessoa.

*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tainã Gama

Tainã Gama

A mentora de expressões Tainã Gama é jornalista, radialista e psicoterapeuta transpessoal sistêmica. Especialista em Psicologia Positiva, bem-estar e autorrealização pela PUCRS e em Gestão de Pessoas para Alta Performance pelo ISEO, dedica sua trajetória a transformar a forma como pessoas e negócios se expressam e se relacionam. Com formações em Coaching Ikigai, PNL e certificações em Inteligência Emocional e Reaprendizagem Criativa, traz uma visão profunda e sistêmica da comunicação e da relação humana. Criadora do Decida Se Expressar, acredita que comunicar-se bem é mais do que falar: é construir conexões genuínas que fortalecem a vida e os relacionamentos.

Instagram: @gamatai e @DecidaSeExpressar

Ver mais > >

Relacionadas

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.