AO VIVO Últimas Notícias
14/05/2024 17h00 | Atualizado em 14/05/2024 17h51

Como expressar suas necessidades?

Aprender a se expressar é um caminho sustentável e seguro para dar um novo sentido ao que você fala e faz

Como expressar suas necessidades? Foto: Ilustrativa/Banco de imagens do Canva
Tainã Gama

Quanto vale ter uma conversa difícil e terminarem com um abraço demorado? Ter amigos que respeitam seu espaço e suas decisões? Ter um parceiro que sente que é ouvido e te elogia por quem você é? Você se sentir tranquilo após dizer não?

O valor dessas atitudes é imensurável, só você sabe o que significa conseguir se comunicar de uma forma que o outro entenda o que você diz e a relação se torna cada vez mais saudável e sustentável. Aprender a se expressar é um caminho sustentável e seguro para dar um novo sentido ao que você fala e faz.

Não sabe por onde começar? Hoje eu resolvi abordar o que a maioria não fala sobre expressar suas necessidades para ser visto na relação.

Evite culpar o outro e assuma a responsabilidade por suas próprias emoções. Demonstre interesse genuíno no que o outro tem a dizer, prestando atenção plena e evitando interrupções. Isso abre espaço na sua mente para você refletir sobre as emoções do outro, validar seus sentimentos e mostrar empatia.

Reconheça e valide as experiências e emoções do outro, mesmo que você não concorde com elas. Identifique suas próprias necessidades e limites e comunicá-los de maneira clara e respeitosa. Respeite os limites dos outros e não pressioná-los a fazer algo que os deixe desconfortáveis.

Busque ser honesto(a) e transparente em suas interações, evite mentir ou ocultar informações. Compromisso é cumprir sua parte, e isso é que dá base para construção da confiança ao longo do tempo. Diante de qualquer conflito busquem soluções que atendam às necessidades de ambas as partes. Promovam tempo de qualidade. Priorizem momentos significativos juntos, dediquem atenção exclusiva um ao outro. Outra prática bem interessante é participar de atividades compartilhadas, isso além de fortalecer o vínculo emocional, cria memórias positivas.

Lembrem-se que vocês vão errar em algum momento e estar disposto a perdoar e encontrar soluções juntos torna a relação mais madura a cada experiência. Agora, se vocês perceberem que as dificuldades no relacionamento são persistentes ou graves, não abram mão de buscar ajuda profissional qualificada.

Este conteúdo te ajudou? Compartilhe sua opinião nos comentários. A gente se encontra na próxima coluna.

*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On