Comunicação e Marketing

Seu diálogo interno muda sua realidade

Colunista On: Tainã GamaA mentora de expressões
Seu diálogo interno muda sua realidadeIlustrativa/Pexels

Nossa mente é como um eco, refletindo o que ouvimos e dizemos a nós mesmos. A maneira como você fala consigo mesmo pode moldar sua realidade.


Autocrítica excessiva, perfeccionismo, pomparação ponstante, mentalidade de vítima e autoimagem distorcida são sinais de uma comunicação interna que precisa ser transformada.


Se você está constantemente se criticando, encontrando falhas em tudo o que faz, mesmo quando os outros o elogiam, esse é um sinal claro de comunicação interna tóxica.


Comparar-se frequentemente com os outros e sentir-se inadequado ou com inveja das realizações de outras pessoas pode ser esmagador.


Sentir-se constantemente como uma vítima das circunstâncias ou acreditar que o mundo está conspirando contra você são sinais de que sua voz interna pode estar trabalhando contra você.


Lutar com uma voz interior crítica e uma autoimagem distorcida pode ser uma tarefa exaustiva e sem resultados.


A boa notícia é que você pode transformar essa conversa interna. A maior jornada que você pode fazer é a viagem para dentro de si mesmo.


Quando você muda a maneira como se vê, o mundo ao seu redor também muda. A maior revolução acontece quando você decide ser gentil consigo mesmo.


Compartilho neste vídeo (abaixo) um exercício de Mindfulness que pode ser um bom começo para esta mudança. Vale destacar que contar com o suporte profissional pode acelerar determinados processos e lhe trazer mais segurança e constância no desenvolvimento desta nova forma de dialogar com você mesmo(a).


https://youtu.be/AZoaFCC4KSU?feature=shared

A primeira coisa é que sem presença a gente não muda nada.


Então reserve um momento;


Observe sua conversa interna (talvez você esteja se criticando por algo que aconteceu recentemente, ou se comparando com outra pessoa);


Identifique o padrão: identifique o padrão específico de autocrítica, comparação ou negatividade que está surgindo. Por exemplo, você pode perceber que tende a se dizer coisas como "Eu nunca faço nada certo" ou "Eu nunca serei tão bom quanto ele/ela";


Desafie o padrão: agora, desafie esse padrão. Substitua o pensamento negativo por algo mais positivo e realista. Por exemplo, se você costuma dizer "Eu nunca faço nada certo", substitua por "Eu sou capaz de aprender com meus erros e melhorar";


Visualize a mudança: enquanto você faz essa substituição, visualize como essa nova maneira de se comunicar internamente está mudando sua realidade. Sinta como se você estivesse se libertando da autocrítica e se tornando mais gentil consigo mesmo;


Respire profundamente: respire profundamente algumas vezes para ancorar essa nova mentalidade. Sinta a diferença que essa mudança na sua conversa interna está fazendo no seu estado de espírito;


Comprometa-se a continuar desafiando pensamentos negativos e transformando sua conversa interna de maneira positiva.


*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tainã Gama

Tainã Gama

A mentora de expressões, Tainã Gama, é jornalista, radialista, Especialista em Psicologia Positiva, bem estar e autorrealização pela PUCRS e Gestão de Pessoas para Alta Performance pelo ISEO. Possui formações em Coaching Ikigai, PNL e certificações em Inteligência Emocional, Reaprendizagem Criativa, dentre outras, que fortalecem uma visão sistêmica de comunicação e relação humana. Atualmente, é Pós graduanda em Terapia Transpessoal Sistêmica.

Instagram: @gamatai
 

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.