Moda

Xadrez e botas: não espere o São João para usá-los

Colunista On: Kika MaiaConsultora de moda e imagem, empreendedora em moda plus size
Xadrez e botas: não espere o São João para usá-los

Junho chegou e as pessoas ficam desejando o São João para usarem a estampa xadrez e as botas.


Vamos combinar? Tem vários tipos de xadrez, muitos estilos de botas e não precisamos esperar as festas juninas para usá-los.  


Primeiro, vamos falar das botas. Podemos usá-las para protejer os pés da chuva. E em Salvador chove, mesmo não fazendo frio. Eu não vejo lógica em passar um dia inteiro com os pés molhados no lugar de protegê-los com as botas. 


Ok! Não precisa ser uma bota de cano longo. Algo em que a sensação térmica causa desconforto. Afinal, a capital baiana é uma cidade onde o julgamento corre solto. 


Tecnicamente, temos as seguintes botas: 


1 - Galocha: de plástico, que passou por uma estilização e ganhou estampas fashionistas;


2 - Coturno: considero um tipo de bota que nos traz uma mensagem de rebeldia e jovialidade. Isso ocorre pelo coturno já ter sido muito usado pelos jovens participantes de subculturas (ex.: grunge, punk, rocker, skinhead);


coturno

3 - Birken: também usada pelos jovens, principalmente os que se apropriaram de tachas e correntes de metal. Uma diferença entre esta e o coturno é a falta de obrigatoriedade da amarração com cadarços;


bota-birken

4 - Montaria: são longas e protegiam seus usuários do suor do cavalos. Não necessariamente se usava no frio. Nem temos essa desculpa para usá-las, né? Ao menos, não aqui em Salvador;


montaria

5 - Estilo cowboy: tem um bico fino. Seu solado não costuma ser de borracha. O solado desliza. Essas botas nos remetem aos filmes estadunidense de faroeste e, mais recentemente, com músicas e danças country;


cowboy

6 - Open boot: é um misto de bota e sandália. Muito bem adaptável ao nosso clima. É comum ser achada e sequer ter esse nome no mercado. 


open-boot

Temos outros modelos! E como usar cada uma delas? De todas as maneiras. Testando. Importante é saber o que cada modelo transmite. Assim, fica mais fácil entender que, ao vestir um longo vestido floral e acrescentar uma birken ao look, a pessoa acaba adicionando uma certa rebeldia ao romantismo das flores. 


Aproveitem junho, mas lembrem-se que podem seguir usando as botas. Basta querer!  


No próximo post vamos falar da estampa xadrez. 


*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Kika Maia

Kika Maia

Kika Maia é formada em Direito pela Ucsal, mas se apaixonou pela moda quando começou a empreender em moda plus size. Se formou Consultora de Moda e Imagem e deu segmento aos estudos sendo pós-graduanda em Design de Produto de Moda. Já deu aulas sobre Cultura da Moda, Materiais Texteis e Marketing de moda, além de palestras que abrangiam diversos temas como Gordofobia e Moda para Terceira Idade. 

Mulher que vive o universo feminino, é mãe de duas meninas. Admiradora de mulheres que lutaram e lutam pela potência feminina e equidade de gênero. Acompanha de perto questões relacionadas à autoestima das mulheres, incluindo as mulheres gordas, a diversidade, o feminismo e a revolução que isso vem causando em todo contexto social.

Instagram: @kikamaiaplus

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.