Moda

O mundo está pedindo cor

Colunista On: Kika MaiaConsultora de moda e imagem, empreendedora em moda plus size
O mundo está pedindo cor

ilustrativa/Pexels

 


Após um período mundial sombrio, onde a sociedade viveu sob tensão e perdas, o verão está chegando e as cores estão transparecendo o escape emocional de muita gente. 


Cada cor abstrai do subconsciente coletivo uma sensação. Essas respostas imagéticas das cores tem motivos construídos durante séculos. Entretanto, a construção individual, diante de experiências diversas, pode fazer com que a pessoa vá de encontro ao que uma sociedade entende.


As cores fortes, brilhantes, e até o brilho mesmo, já foram usadas em outros períodos históricos onde a sensação de “curtir a vida” já se manifestou. No período pós guerra tivemos o movimento da Disco Dance que contrastava com o esoterismo dos Hippies. Esses dois movimentos cultivavam a vida por vieses diferentes, mas os dois tinham como proposta de visual uma moda colorida.


Pois bem, cor está na moda. A primeira delas o VERDE.  E porque ele? O verde da esperança de dias melhores e da fertilidade. Da vida… folhas novas que nascem. Em suas diversas variações: o verde lima, o verde abacate, o verde primavera. Tem verde para agradar todos os gostos. 


O laranja também tem sido muito citada para este verão. A cor do budismo, mas também do por do sol. Uma que não costuma ser lembrada antes do vermelho ou do amarelo mas não deixa de ser importante justamente por juntá-las. Apaziguando o perigo do vermelho e acendendo a luz do amarelo. É portanto o laranja uma cor agradável, combinação de luz e calor. 


O azul é uma das cores mais citadas como preferida. É a cor do céu e do mar, que nos remete à imensidão do infinito e nos acalma. É uma cor também associada à religiosidade inalcançável, o celestial. 


O rosa que está sendo visto mais facilmente hoje nas vitrines é o pink, que nos remete ao dinamismo, à criatividade. Mesmo a sociedade atribuindo o rosa à feminilidade, quando o o rosa é mais vibrante, temos uma quebra de expectativa. Não é à toa que ele também é chamado de “rosa choque”. Essa delicadeza que a sociedade atribui à feminilidade é demonstrada quando usamos o rosa bebê ou do rosa seco. 


Como muitos signos na moda as cores tem referências que simbolizam o que nos despertam as sensações. Citei apenas essas três cores, mas neste mundo pós pandêmico as cores reinarão. 


Ficam as questões: você vai usar a cor que está na moda? Usara cores que tem a ver com seu estilo? Ou sequer usará cores “vivas” mantendo-se nos neutros?


*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Kika Maia

Kika Maia

Kika Maia é formada em Direito pela Ucsal, mas se apaixonou pela moda quando começou a empreender em moda plus size. Se formou Consultora de Moda e Imagem e deu segmento aos estudos sendo pós-graduanda em Design de Produto de Moda. Já deu aulas sobre Cultura da Moda, Materiais Texteis e Marketing de moda, além de palestras que abrangiam diversos temas como Gordofobia e Moda para Terceira Idade. 

Mulher que vive o universo feminino, é mãe de duas meninas. Admiradora de mulheres que lutaram e lutam pela potência feminina e equidade de gênero. Acompanha de perto questões relacionadas à autoestima das mulheres, incluindo as mulheres gordas, a diversidade, o feminismo e a revolução que isso vem causando em todo contexto social.

Instagram: @kikamaiaplus

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