Comunicação e Marketing

Quando NÃO é a melhor resposta

Colunista On: Diego OliveiraApaixonado por gente pelo 'BrasiS' e fundador do Grupo Youpper
Quando NÃO é a melhor resposta

Foto: ilustrativa/Pexels

 


Ao longo da infância somos acostumados a ouvir “nãos”: não mexa, não pode, não deve, não ligue, não corra...


De repente, a gente cresce e passa a ser o emissor dessa palavrinha tão pequena, e, por vezes, tão pesada. Com as crianças, praticamente reproduzimos palavras e comportamentos dos adultos de nossa infância. Com pessoas “crescidas” passamos a raciocinar mais nossa recusa. Dizer um “não” pode significar a perda de um emprego ou de um relacionamento, por exemplo.


Isso porque, várias interferências do “mundo externo” nos levam a necessitar da aprovação de todos e de tudo. Ser aceito torna-se uma meta de vida, “produto” de primeira necessidade. Os grandes teóricos da área de Marketing debatem muito bem este tema, já que nossas escolhas (especialmente de compras/consumo) estão intimamente ligadas à nossa saciedade de pertencer a um grupo, a uma comunidade. 


O fato é que, para não cair nas armadilhas da aceitação alheia, é imprescindível a autoaceitação e a compreensão do que é ou não sadio pra mim. A empolgação e a falta de consciência podem nos “tirar” do direito de dizer não para as drogas, bebidas, relações tóxicas, alimentos ruins e qualquer outro tipo de prazer ou ação. 


Em todos nós, permanece o instinto primordial de ser apreciado pelos outros. Entre as principais razões pelas quais temos medo de dizer não e acabar agradando a todos menos a nós mesmos, estão causas como medo: da rejeição, de estar sendo egoísta, de não ser importante, de perder algo, do conflito, de mudar alguma coisa, de ficar sozinho, de culpa ou remorso.


Não há dúvida: ser útil e estar sempre disponível é uma virtude que pode tornar a coexistência muito mais fácil. No entanto, se você tiver muito a fazer, deve poder dizer “não” às preocupações de outras pessoas.


Aprender a dizer “não” corretamente é o primeiro passo correto para parar o excesso de trabalho e gerenciar melhor o tempo. No entanto, existem muitos outros benefícios de dizer não e saber como definir limites. Dizer não aos outros, rejeitando reivindicações e expectativas, muitas vezes significa “sim” para nós mesmos. Significa priorizar nossos desejos e necessidades e o que consideramos importante, por exemplo, sem interrupções. 


Quando aprendemos a dizer “não”, construímos autoestima. Porque aprendemosa nos defender e isso cria força interior. Também aprendemos a nos impor. Podemos nos tornar alguém respeitado em vez de explorado, isso aprofunda nossos relacionamentos com outras pessoas. Além disso,aprenderemos a nos sentirmos seguros mesmo sem o incentivo dos outros. Isso fará você se sentir livre.


Dizer "não" significa estabelecer limites para outras pessoas e não cumprir seus desejos e demandas. Obviamente, não se trata apenas de dizer "não". Aprender a dizer "não" significa descobrir o que você realmente quer ou não quer.


*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Diego Oliveira

Diego Oliveira

Apaixonado por gente pelo BrasiS, Diego Oliveira é fundador e CEO do Grupo Youpper Consumer & Media Insight. Expert in Consumer & Media Insights, é publicitário e mestre em comunicação pela Cásper Líbero, especialista em gestão de projeto pela FGV, professor e supervisor universitário na ESPM nos cursos de Publicidade e Propaganda. Ele também é curador dos GT's da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP) Bahia.

Instagram: @diegoyoupper
 

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