Quem são os evangélicos que sobem morros em Salvador? Descubra
Em Salvador, grupos evangélicos têm transformado as dunas em um espaço de oração
Por Da Redação.
Em Salvador, um fenômeno religioso curioso chama a atenção das pessoas que circulam pela cidade: grupos evangélicos que se reúnem em locais elevados, como as dunas de Itapuã, para orações e vigílias. Os encontros, muitas vezes denominados de "subida ao monte", são vistos como momentos de busca espiritual intensa, onde os fiéis se dedicam à oração e ao jejum.
A prática de subir montes para orar tem raízes bíblicas e é adotada por diversas denominações evangélicas, incluindo igrejas como Universal do Reino de Deus, Casa da Bênção, Deus É Amor, Batistas Renovados e outras pentecostais.
Para os participantes, essa ação simboliza um sacrifício pessoal, representando uma entrega maior a Deus.
A 'subida ao monte'
Em Salvador, locais como as dunas de Itapuã são um dos principais pontos escolhidos para as reuniões. Conhecido como 'Monte Sinai baiano', o local atrai centenas de fiéis, especialmente às sextas-feiras, para momentos de oração e reflexão. Além de Itapuã, outros locais, como os fundos do Centro de Convenções, em Armação, também são utilizados para vigílias e encontros espirituais.
No entanto, embora a prática seja comum entre muitos evangélicos, há divergências dentro da própria comunidade sobre a necessidade de tais encontros. Existem pastores que defendem a linha da 'verdadeira adoração' ligada com ações simples, do cotidiano, até mesmo dentro de casa. E que tais ações gerariam um maior ganho espiritual.
Evangélicos em Salvador
O número de evangélicos em Salvador tem crescido significativamente nas últimas décadas. Dados de censos demográficos indicam que, entre 1970 e 2000, a população evangélica quadruplicou, especialmente entre famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo. O crescimento é atribuído, em parte, à capacidade das igrejas evangélicas de se comunicar eficazmente com as classes populares e oferecer uma mensagem de esperança e transformação. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).