Cidade

Quem forçar entrada em locais culturais sem cartão da vacina será levado à delegacia; "não vamos tolerar", diz secretário da Segurança

Determinação da SSP surge após apoio solicitado pela Secult, devido ao surgimento de casos de desrespeito e até ameaças às pessoas que fazem o controle de acesso

Por Da Redação

Quem forçar entrada em locais culturais sem cartão da vacina será levado à delegacia; "não vamos tolerar", diz secretário da Segurança divulgação

Quem forçar a entrada nos espaços públicos culturais da Bahia sem a devida apresentação do comprovante de vacina será conduzido à delegacia. A decisão, confirmada na manhã desta quarta-feira (19/1), foi tomada pelos secretários da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, e da Cultura, Arany Santana. 


Para esse acompanhamento, a SSP disse que designou equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil para atuação nos casos de desrespeito ao decreto Nº 21.027. Entre outros pontos, ele exige a apresentação do comprovante de vacina para entrada nos espaços públicos, inclusive os culturais.


“Não vamos tolerar esse tipo de postura, de desrespeito. Vamos atuar junto com a Secult, que vai manter a SSP informada sobre o calendário dos eventos para que sempre haja equipes de plantão prontas para atuar, no caso de necessidade”, afirmou o titular da SSP, Ricardo Mandarino.


A iniciativa visa a garantir que apenas pessoas vacinadas compartilhem os espaços culturais, para evitar o aumento de casos da Covid-19. A secretária de Cultura relatou situações que vem sido vividas pelos agentes que realizam a conferência do documento de comprovação de vacinação nos ambientes culturais.


Segundo Arany Santana, há até casos de ameaças realizadas por pessoas que se negam a tomar o imunizante.


Presentes na reunião, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, e a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, também anunciaram medidas. Além da disponibilização de equipes da PM específicas para atuarem nos dias de eventos nas praças sob responsabilidade da Secult no Centro Histórico, a Polícia Civil vai manter a Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) em regime de plantão nesses dias para encaminhamento de conduzidos. 


LEIA MAIS: Acidente com van que transportava pacientes do interior da Bahia em tratamento na capital deixa, ao menos, cinco feridos


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


‌Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.