Prefeitura de Salvador anula um dos protocolos de volta às aulas; entenda
A retomada da educação vem sendo alvo de polêmica nas últimas semanas. Associações de professores haviam dito que não voltariam as salas de aulas até que todos fossem vacinados, o que ainda não ocorreu.
Um dos protocolos de volta às aulas para os alunos da rede pública municipal de Salvador - que começam na segunda-feira (3/5) - foi cancelado. Em edição especial do Diário Oficial do Município (DOM) publicada no sábado (1º), a Prefetura anulou o inciso primeiro* do Decreto Nº 33.811/2021, do último dia 23 de abril, que fala sobre a retomada das atividades letivas presenciais nas redes pública e privada de ensino.
No documento anterior, era listado que a volta as aulas presenciais deveriam estabelecer protocolos gerais em relação ao corononavírus, como o uso de máscaras e de álcool gel, além de protocolos específicos para cada setor. Até o momento, a prefeitura de Salvador não se pronunciou sobre a revogação, informando como isso afetará as aulas e se haverão novos protocolos.
O novo decreto lista a ocupação do número de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) como fator para a revogação dos protocolos. Na lista de critérios para a retomada estavam a ocupação de leitos de UTI em 75%, tendo tolêrancia de 5%, o que já foi alcançado - atualemnte, a capital baiana tem ocupação média de 70%. Constam também a estabilidade ou queda na média móvel de novos casos confirmados; estabilidade ou queda na média móvel de casos ativos; estabilidade ou queda na taxa de transmissão (FATOR RT).
A retomada da educação vem sendo alvo de polêmica nas últimas semanas. Associações de professores haviam dito que não voltariam as salas de aulas até que todos fossem vacinados, o que ainda não ocorreu. Atualmente, os profissionais da educação acima de 40 anos já podem tomar o imunizante.
*Errata: a publicação não revoga todo o o decreto anterior, como foi dito anteriormente, apenas o artigo primeiro
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.