Prefeitura muda nome da Ladeira da Praça 8 meses após aprovação de PL
A mudança da placa da Ladeira da Praça ocorre quase oito meses depois da aprovação do projeto de lei que alterou o nome do logradouro, em 2 de maio de 2024
Por Da Redação.
Neste sábado (25), às 11h30, a Prefeitura de Salvador realizará a troca da placa da Ladeira da Praça para Ladeira Revolta dos Malês, concretizando uma homenagem à luta histórica contra a escravidão e à resistência do povo negro. A mudança ocorre quase oito meses depois da aprovação do projeto de lei que alterou o nome do logradouro, em 2 de maio de 2024.
A iniciativa é fruto de um projeto da vereadora Marta Rodrigues (PT). O objetivo, segundo a vereadora, é garantir visibilidade à Revolta dos Malês, um importante levante liderado por africanos escravizados em Salvador no século XIX, que lutaram pela liberdade e contra a opressão.
A demora na efetivação da mudança gerou críticas nos bastidores, especialmente porque o prefeito Bruno Reis (União Brasil) sancionou a lei ainda em maio de 2024, mas a troca simbólica da placa foi deixada de lado até agora. Mesmo assim, o ato deste sábado é considerado um marco de reconhecimento histórico para a cidade, reafirmando o compromisso com a valorização da memória e da luta do povo negro.
+Bombeiros resgatam corpo na margem de rio em Barreiras
A cerimônia oficial promete reunir representantes da sociedade civil, autoridades municipais e lideranças do movimento negro, reforçando a importância de resgatar e celebrar o legado da Revolta dos Malês.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).