PF vai investigar desabamento de teto de igreja no Pelourinho
O incidente, ocorrido na tarde de quarta-feira (5), deixou cinco feridos e causou a morte de Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos
Por Bruna Castelo Branco .
A Polícia Federal (PF) auxiliará a Polícia Civil da Bahia na investigação do desabamento parcial do teto da Igreja de São Francisco de Assis, no Centro Histórico de Salvador. O incidente, ocorrido na tarde de quarta-feira (5), deixou cinco feridos e causou a morte de Giulia Panchoni Righetto, turista de 26 anos.
Peritos e agentes da PF foram deslocados até a basílica para realizar exames iniciais e coletar informações sobre o ocorrido, em colaboração com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
+ Iphan explica que Igreja Católica deveria ter acionado fiscalização
Nas redes sociais, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), afirmou que a Defesa Civil de Salvador acompanhará "de perto" a situação e oferecerá o suporte necessário. “Seguiremos trabalhando para minimizar os impactos dessa tragédia. Desde o primeiro momento, a Defesa Civil de Salvador e os órgãos competentes estão no local prestando assistência", declarou.
![O desabamento aconteceu por volta das 14h30 de quarta-feira (5). | Foto: Defesa Civil de Salvador](https://adm.aratuon.com.br/assets/50bc5a41-7a00-4db5-a35d-41591ce3ea0a.jpeg?width=1280&format=webp&)
O desabamento aconteceu por volta das 14h30 de quarta-feira (5). | Foto: Defesa Civil de Salvador
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também se manifestou, colocando o governo federal à disposição das autoridades locais e lamentando a morte de Giulia. Ele expressou solidariedade aos familiares e amigos da jovem, além de aos feridos.
"Com tristeza e pesar, soube do desabamento do teto da Igreja e Convento de São Francisco de Assis, em Salvador, que resultou em uma vítima fatal e deixou outras seis pessoas feridas. O governo federal está à disposição das autoridades locais para auxiliar neste momento tão difícil, bem como na reconstrução desse lugar sagrado para milhares de brasileiros. Expresso minha solidariedade aos familiares e amigos de Giulia Panchoni Righetto, jovem que perdeu a vida na tragédia, e a todas as vítimas que ficaram feridas", escreveu.
Desabamento da igreja
O desabamento aconteceu por volta das 14h30 de quarta-feira (5). Imagens registradas por testemunhas mostram os danos causados no local, com o espaço onde os fiéis se reuniam coberto por destroços. Giulia Panchoni Righetto, natural de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, morreu no local. Outras cinco pessoas sofreram lesões leves e foram atendidas por equipes médicas.
+ Shows no Pelourinho são adiados após desabamento em igreja
A área ao redor da igreja foi isolada pelas autoridades devido ao risco de novos desabamentos. Sósthenes Macedo, coordenador da Defesa Civil de Salvador, informou que uma parte da cobertura da basílica pode ter se rompido, o que, com o sobrepeso no teto, causou o colapso da madeira. Uma nova avaliação será realizada no local.
Giulia Panchoni Righetto, natural de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, morreu no local. | Foto: Arquivo Pessoal
Siga a gente no Insta, Facebook e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).