Bruno Reis lamenta desabamento em igreja e se solidariza com vítimas
Bruno Reis disse que Prefeitura está à disposição para oferecer suporte necessário
Por Da Redação.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), lamentou o desabamento de parte do forro da Igreja de São Francisco, no Pelourinho, ocorrido na tarde desta quarta-feira (5). Em declaração, o gestor manifestou solidariedade às vítimas e seus familiares, além de destacar as ações imediatas da Prefeitura para prestar assistência no local.
“É com profunda tristeza que recebemos a notícia do desabamento de parte do forro da Igreja de São Francisco, um dos maiores patrimônios históricos e culturais de Salvador. Infelizmente, essa tragédia resultou na perda de uma vida e deixou outras pessoas feridas. Quero expressar a minha total solidariedade às vítimas, aos seus familiares e a toda a comunidade que frequenta e cuida desse importante templo religioso”, publicou Bruno Reis nas redes sociais.
O acidente resultou na morte da turista Giulia Righetto, de Ribeirão Preto (São Paulo), de 26 anos, que visitava as instalações da igreja no momento do ocorrido. Outras cinco pessoas ficaram feridas e foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para unidades de saúde próximas.
Giulia Righetto, turista de SP | Foto: reprodução/redes sociais
O prefeito ressaltou que as equipes da Prefeitura, incluindo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), foram acionadas imediatamente para realizar avaliações técnicas e garantir a segurança da área. “Estamos totalmente à disposição para oferecer o suporte necessário às vítimas e apoiar a recuperação desse patrimônio tombado pelo Iphan. Seguiremos acompanhando de perto a situação e trabalhando para minimizar os impactos dessa tragédia”, afirmou Bruno Reis.
Em comunicado oficial, a Arquidiciocese de Salvador também lamentou o acidente. Veja a íntegra do texto:
"Somos o templo do Deus vivo” (2Cor 6, 16)
Diante do lamentável acidente ocorrido na tarde desta terça feira, dia 5 de fevereiro de 2025, o desabamento de parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, no Pelourinho, em Salvador, BA, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia manifesta a sua mais profunda solidariedade com a Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, Ordem dos Frades Menores, OFM, com as pessoas vitimadas por esta fatalidade e suas famílias. Rogamos a Deus, de modo especial, consolo para a família enlutada e a plena recuperação dos feridos.
O patrimônio histórico ora afetado é de valor inestimável para a humanidade – Patrimônio Mundial pela UNESCO, para o Brasil e para a Igreja. Testemunho da fé de um povo e, dos Frades Franciscanos Menores, em particular, que por mais de três séculos se empenham na preservação desta obra nascida da fé.
'Peregrinos de esperança', sigamos em frente confiando no Senhor que caminha conosco e solidários com os que mais sofrem.
Assessoria de Comunicação
Arquidiocese de São Salvador da Bahia"
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).