Mulher é presa por intolerância religiosa em estação de metrô de Salvador
A vítima, praticante do candomblé e Ekedi do Ilê Axé Oyá Omim Igbalê, aguardava o metrô quando foi surpreendida por comentários racistas e intolerantes de outra passageira
Uma mulher de 75 anos foi presa, neste sábado (23), em Salvador, após agredir verbalmente uma vítima com ataques de intolerância religiosa na Estação Bonocô. A vítima, praticante do candomblé e Ekedi do Ilê Axé Oyá Omim Igbalê, aguardava o metrô quando foi surpreendida por comentários racistas e intolerantes de outra passageira.
Em um vídeo que circula na internet, é possível ver a jovem, que usava um fio de contas — símbolo sagrado de sua religião — sendo alvo das ofensas de uma mulher que segurava uma Bíblia. A agressora, com palavras de teor discriminatório, atacou a praticante de candomblé com falas que envolviam intolerância religiosa e racismo.
A concessionária CCR Metrô Bahia, responsável pela operação do sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, informou que agentes de atendimento acionaram a Polícia Militar. Em nota, a empresa reiterou seu repúdio a qualquer tipo de intolerância.
Policiais Militares da 26ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram chamados após receberam a denúncia de injúria racial. Ao chegarem à estação, os militares confirmaram a ocorrência e detiveram a suspeita. Todos os envolvidos foram levados à Central de Flagrantes, onde a mulher foi autuada por intolerância religiosa.
Siga a gente no Insta, Facebook, Twitter e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).