Moradores relatam pânico após tiroteio entre PMs e bandidos na Cidade Baixa e falam em mais de 40 tiros
De acordo com a 17ª CIPM, a guarnição foi acionada via CICOM (Centro Integrado de comunicação) após receber informações de que homens armados em um veículo preto estavam roubando pessoas no bairro
Na última segunda-feira (4/7), às 19h, aconteceu uma troca de tiros aconteceu na rua José Bonifácio, que fica na região do Jardim Cruzeiro, em Salvador. Segundo moradores, três homens armados estavam praticando assaltos em um carro, modelo Ônix, preto. Após denúncias, a polícia saiu em perseguição aos suspeitos.
Segundo testemunhas, o carro dos bandidos vinha em fuga na região quando entrou na José Bonifácio. O automóvel colidiu com veículos na rua e só parou quando bateu no muro de uma casa, atingindo o hidrômetro. A dona da casa, uma piscopedagoga que não quis se identificar, está sem água e o muro da residência em que mora com a família está desabando.
De acordo com a 17ª Companhia Independente da PM (CIPM), a guarnição foi acionada via Centro Integrado de comunicação após receber informações de que homens armados em um veículo preto estavam roubando pessoas no bairro. Ao fazer rondas na região, a equipe encontrou um automóvel abandonado em via pública alvejado por disparos de arma de fogo e, quando consultava a situação dele junto ao CICOM, foi constatado que havia restrição para furto ou roubo em desfavor do carro.
No momento da custódia do automóvel abandonado, o condutor do veículo preto percebeu a presença da viatura da PM e fugiu em alta velocidade, mas acabou colidindo em outros carros e, posteriormente, na residência da piscopedagoga . Sem êxito, os suspeitos saíram do carro efetuando disparos contra a guarnição, que revidou.
Um dos suspeitos fugiu. Dois deles, alvejados nos disparos, foram socorridos para a UPA de Santo Antônio, no Largo de Roma, mas não resistiram aos ferimentos. Outros dois suspeitos foram detidos.
Os dois carros apreendidos foram guinchados para o pátio da Delegacia de Repressão a Furto e Roubo de Veículos (DRFRV). O adolescente apreendido em flagrante de ato infracional apresentado foi apresentado a Delegacia do Menor Infrator. O outro suspeito foi apresentado a DRRFV.
A polícia apreendeu dois carros com restrição de roubo, dois revólveres (um de calibre 32 e outro 22), 35 envelopes de cocaína e 30 pedras de crack com os homens.
O QUE DIZEM OS MORADORES
Diversos moradores falaram com a TV Aratu nesta terça (5/7), no início da tarde. A equipe constatou que inúmeras casas foram atingidas por disparos de armas de fogo.
Um deles foi o da varanda da casa de Sônia Raimunda, 77. Ela, que normalmente fica no local, conta que se assustou ao ouvir os gritos na rua. “Ouvi vozes gritando 'entra, entra'”. A bala entrou cerca de 8 centímetros na parede.
“Parecia um filme”, disse outra moradora da rua. Ela não quis ser identificada e disse que ouviu mais de 40 tiros. Um desses tiros pegou em um tubo de água da casa dela, que começou a jorrar. A moradora mostrou para a equipe da TV Aratu um desses projéteis que atingiu a casa dela.
Neide, outra moradora, agradeceu por a filha não ter ido para casa ontem no horário. “É a hora que ela volta da academia”. A senhora contou que achou que os barulhos fossem provenientes de uma guerra de espadas, e também precisou recolher um projétil em casa.
Um comerciante que teve o estabelecimento atingido disse que foi por pouco que os tiros não acertaram crianças que estavam no local fazendo um lanche. Somente nesta lanchonete, a equipe de reportagem descobriu três buracos na parede.
Dete, 70, que estava na porta de casa conversando com uma amiga de 90 anos, relatou que não conseguiu correr no momento dos disparos. Na hora, ela se escondeu atrás da porta de um pequeno depósito que estava aberto e relembra que teve medo de morrer durante o confronto.
Antes da equipe de reportagem sair do local, ouviu Tânia, que teve o automóvel arranhado e o vidro estraçalhado. Revoltada, a moradora reclama: “E agora, quem pagará a conta?”. Nenhum dos moradores foi atingido pelos disparos.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!