Moradores denunciam faculdade por destruição de área verde em Salvador

A área da Faculdade Dom Pedro II, Campus Patamares, estaria invadindo um local de preservação ambiental

Por Da Redação.

Moradores de condomínios próximos ao Campus Patamares da Faculdade Dom Pedro II estão denunciando a instituição por supostamente invadir uma área de preservação ambiental pertencente à Prefeitura de Salvador. De acordo com os relatos, a unidade, que possui mais de 16 mil metros quadrados, estaria ampliando seu estacionamento e avançando sobre uma região de mata protegida.

Estacionamento da faculdade estaria invadindo área ambiental de Salvador. Foto: Google Street View

Em vídeos enviados pelos moradores, é possível ver espaços da faculdade ocupando parte da área de preservação, como, por exemplo, um carro estacionado próximo a uma queda d’água localizada na região de mata. As imagens reforçam a preocupação dos residentes, que afirmam que a invasão pode causar danos irreparáveis ao meio ambiente.

Os moradores, que preferiram não se identificar, relataram que já formalizaram uma denúncia junto ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) e notificaram a Prefeitura de Salvador, mas, até o momento, nenhuma medida concreta foi tomada para resolver o problema.

“Desde o ano passado, essa faculdade vem invadindo uma área de preservação ambiental. Esse terreno, na verdade, é público, mas está sendo ocupado de forma irregular, o que pode causar um prejuízo enorme para todos nós. Não entendo como a prefeitura está permitindo que isso aconteça”, desabafou uma moradora.

Faculdade nega invasão em área ambiental de Salvador

Em resposta à denúncia, o reitor da Faculdade Dom Pedro II, Adriano Douglas Silva, afirmou à TV Aratu que não houve desmatamento ou alterações na área. Ele destacou que todas as intervenções realizadas no local foram feitas com base em um projeto previamente aprovado pela Prefeitura de Salvador. “Aquela área não foi desmatada, e não fizemos nenhuma alteração irregular. Todas as intervenções seguiram o projeto acordado com a prefeitura”, declarou.

Em nota, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) informou que vai encaminhar uma equipe ao local para verificar a situação e adotar as medidas necessárias caso o empreendimento esteja atuando de forma irregular no local. 

Área ambiental de Salvador

Vale Encantado - Área de preservação ambiental. Foto: Google Street View

A área em questão faz parte do Vale Encantado, uma região de proteção ambiental e refúgio de vida silvestre localizada em Patamares. O local abriga 1 milhão de metros quadrados de Mata Atlântica, lagoas e espécies animais, sendo fundamental para a preservação do ecossistema local.

LEIA MAIS: Votação que durou cinco segundos sobre áreas de proteção ambiental em Salvador é alvo de mais de 50 entidades, que vão ao MP

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.