Prefeituras-Bairro de Salvador realizam alistamento militar feminino
A candidata, que precisa completar 18 anos em 2025, será atendida por ordem de chegada e deve estar munida de RG, CPF e o comprovante de residência de Salvador para o recrutamento
Por Lucas Pereira.
As dez Prefeituras-Bairro de Salvador estão realizando o alistamento militar feminino, disponível desde o início de janeiro deste ano. O atendimento da Junta Militar nas Prefeituras-Bairro ocorre de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h, e não precisa ser agendado.
No local, a candidata, que precisa completar 18 anos em 2025, irá pegar uma senha e aguardar. Nas unidades, são solicitados RG, CPF e o comprovante de residência de Salvador para o recrutamento.
Ao todo, estão sendo destinadas 1.465 vagas em 13 estados e no Distrito Federal. O serviço militar tem duração de aproximadamente 12 meses, prorrogáveis anualmente até oito anos. As mulheres incorporadas terão direito à remuneração, auxílio-alimentação, contagem de tempo para aposentadoria, além da licença-maternidade.
Seleção
De acordo com as regras divulgadas pelo Ministério da Defesa, as mulheres interessadas poderão escolher se desejam entrar para o Exército, a Marinha ou a Aeronáutica. Serão levados em conta alguns critérios, a exemplo da disponibilidade de vagas, da aptidão da candidata e da especificidade exigida pela força escolhida.
As etapas envolvem o alistamento, a seleção geral, a seleção complementar, a designação/distribuição e a incorporação. Segundo as Forças Armadas, o treinamento físico será equivalente ao dos homens, com critérios específicos para cada Força. Após a incorporação, as mulheres também poderão realizar cursos de capacitação profissional em diversas áreas.
Segundo o Ministério da Defesa, atualmente, as Forças Armadas possuem 37 mil mulheres, o que corresponde a cerca de 10% de todo o efetivo. Com a adoção do alistamento, o número de oportunidades deve crescer gradativamente. Hoje, as mulheres atuam nas Forças principalmente nas áreas de saúde, ensino e logística, ou têm acesso à área combatente por meio de concursos públicos específicos em estabelecimentos de ensino, como o Colégio Naval (CN), da Marinha; a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), da Aeronáutica; e a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx).
Considerado um dos serviços mais procurados nas unidades das Prefeituras-Bairro, a Junta Militar, além do alistamento, também promove emissão da segunda via do Certificado de Alistamento Militar, Atestado de Desobrigação de Serviço Militar, Certificado de Dispensa/Incorporação do Serviço Militar e segunda via de Incorporação do Serviço Militar.
Confira os endereços das Prefeituras-Bairro:
- Barra/Pituba: Rua Marquês de Monte Santo, 300 - Rio Vermelho.
- Cabula/Tancredo Neves: Rua Silveira Martins, 185 – Cabula.
- Cajazeiras: Avenida Engenheiro Raymundo Carlos Nery, 413-429 – Cajazeiras X.
- Centro/Brotas: Rua Guedes de Brito, s/n – Centro.
- Cidade Baixa: Avenida Pôrto dos Mastros, 65 – Ribeira.
- Itapuã: Avenida Dorival Caymmi, 17 – Itapuã.
- Liberdade/São Caetano: Avenida General San Martin, 199 – Curuzu.
- Pau da Lima: Avenida São Rafael, 1654 - São Marcos.
- Subúrbio/Ilhas: Rua Pará, 15 – Paripe.
- Valéria: Rua da Matriz, 2041-2057 – Valéria.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).