Médico de 74 anos acusado de assédio por pacientes responderá em liberdade; mulher gravou consulta
A Justiça não acatou o pedido de prisão preventiva contra o idoso devido - entre outros motivos - à idade, ao fato de ele não ter antecedentes criminais e por possuir moradia fixa.
Acusado de assédio sexual por duas pacientes, mãe e filha, o médico alergologista Carlos Soares, de 74 anos, responderá em liberdade. A Justiça não acatou o pedido de prisão preventiva contra o idoso devido - entre outros motivos - à idade, ao fato de ele não ter antecedentes criminais e por possuir moradia fixa.
O juiz Horácio Moraes Pinheiro pontuou gravidade da denúncia e não descartou a possibilidade de surgirem outros relatos parecidos. Mas, por elas, voluntariamente, terem concedido entrevista à televisão local "antes mesmo de encontrar-se o suspeito", isso "fragiliza o fundamento de temor ou ameaça em face de possível represália".
O magistrado também colocou que Carlos Soares compareceu para prestar depoimento e, a priori, não oferece perigo. Além disso, ainda não foi instaurada ação penal. "Portanto, não constatamos, momentaneamente, a presença dos requisitos contidos na legislação processual penal que poderiam fundamentar a decretação de uma prisão preventiva", consta na decisão.
Pinheiro ressalta, porém, que " ocorrendo mudança no panorama fático atual, que venha a ensejar a necessidade de uma medida constritiva, esta poderá ser adotada".
GRAVAÇÃO
No texto da decisão judicial consta que uma das vítimas, sem revelar o motivo, pediu para ser atendida por outro médico, em um retorno de consulta, mas foi informada de que não poderia, porque o pagamento já havia feito a Soares. Ela, então, deixou o celular gravando o atendimento e o médico teria novamente "adotado comportamento assediador, inclusive reportando acerca dos fatos ocorridos na primeira consulta". Essa gravação, porém, ainda "será entregue oportunamente na Vara Criminal".
LEIA MAIS: Médico de 74 anos é investigado por violação sexual de pacientes durante consultas em Salvador
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.