Ladeira da Misericórdia será requalificada como espaço cultural

Projeto na Ladeira da Misericórdia idealizado por Lina Bo Bardi terá ativações artísticas e gestão do Pivô

Por Da Redação.

O Complexo da Ladeira da Misericórdia, projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi na década de 1980, está passando por um processo de requalificação conduzido pela Prefeitura de Salvador. A iniciativa contempla o Espaço Coaty e três edificações históricas, com o objetivo de transformar a área em um novo polo de ativações culturais e residências artísticas.

No último sábado (12), a vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, realizou uma vistoria no local e anunciou a formação de uma força-tarefa intersetorial para acelerar as obras. Estão envolvidas na ação a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), a Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), a Superintendência de Obras Públicas de Salvador (Sucop), a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e a Diretoria de Iluminação Pública da Secretaria de Ordem Pública (Dsip/Semop).

Ladeira da Misericórdia | Foto: João Pedro Rodriguez

“O resgate e a requalificação deste espaço tão importante para a cultura da nossa cidade serão importantes legados da nossa gestão. Enquanto vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, me sinto honrada por fazer parte desse movimento. Estamos trabalhando de forma intersetorial, com diversas secretarias e órgãos municipais, para devolver ao Espaço Coaty a vida que ele merece, respeitando a história e em consonância com as ideias do projeto original de Lina Bo Bardi”, afirmou Ana Paula Matos.

A proposta da nova ocupação segue a concepção original de Lina, que idealizou o local como um espaço de integração educacional, artística e social, promovendo o fortalecimento do Centro Histórico de Salvador. A gestão do espaço ficará sob responsabilidade da Associação Cultural sem fins lucrativos Pivô.

“A requalificação da ladeira é um gesto potente da cidade: significa compreender o valor histórico, social, cultural e arquitetônico desse legado. Para o Pivô, é uma honra fazer parte desse processo e contribuir para que esse projeto emblemático seja novamente ativado“, disse Fernanda Brenner, diretora artística da instituição.

Localizado no limite entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa, o Complexo da Ladeira da Misericórdia é considerado um dos projetos mais emblemáticos de Lina Bo Bardi em Salvador. O impacto de sua obra na cidade, com forte caráter social e antropológico, tem reconhecimento internacional. Em 2025, o projeto integra o Pavilhão Brasileiro na Bienal de Arquitetura de Veneza, reforçando sua relevância no cenário global.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.