Grupo com centenas de trabalhadores informais faz manifestação e interdita a Cia-Aeroporto próximo à Ceasa
Os participantes pedem para poder continuar trabalhando como ambulantes na região depois da conclusão de uma requalificação.
Portando faixas e cartazes com protestos, um grupo de trabalhadores do setor informal realiza, na manhã desta terça-feira (31/8), uma manifestação e, ateando fogo em pneus sobre a pista interdita duas faixas da BA-526, mais conhecida como Cia-Aeroporto, em simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.
Cerca de 2500 profissionais participam do ato.Os manifestantes temem pelo impedimento da continuidade de suas atividades no entorno da Central de Abastecimento (Ceasa), que passa por requalificação. Eles temem que após as mudanças não consigam continuar trabalhando como ambulantes no local.
Durante protesto, grupo bloqueia duas vias da Cia-Aeroporto pic.twitter.com/OW69S7iagZ
— Aratu On (de 🏠) (@aratuonline) August 31, 2021
Durante os mais de 6 anos em que o projeto de concessão foi desenvolvido, não houve cadastramento, nem garantia de que os profissionais possam continuar trabalhando, argumenta o grupo. A manifestação reivindica a realização de um cadastramento dos trabalhadores informais que já atuavam no centro comercial para que eles continuem a exercer a atividade na área da Ceasa.
“Queremos que o governo prorrogue para fazer uma coisa que não venha a prejudicar ninguém, principalmente as pessoas menos favorecidas. O governo do estado em momento nenhum procurou dialogar com os trabalhadores, a comunidade que forçou essa comunicação”, declarou o presidente da Associação Beneficente do Bairro Nova Esperança (ABENE), Osvaldo Santos, a repórter do Grupo Aratu, Lícia Fontenele.
A consulta pública para a concessão do equipamento ocorrerá nesta quarta-feira (1/09). Até o fechamento desta matéria, o trânsito seguia interditado no sentido bairro São Cristóvão. A Concessionária Bahia Norte não se pronunciou sobre a situação.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.