Busto de Simón Bolívar desaparece na Boca do Rio, em Salvador
Busto do general e estadista venezuelano Simón Bolívar foi doada em 2008 pelo presidente da Venezuela Hugo Chávez
Por Da Redação.
O busto do general e estadista venezuelano Simón Bolívar desapareceu há pelo menos três semanas, segundo denúncias de moradores, no bairro da Boca do Rio, em Salvador. A obra foi um presente doado em 2008 pelo presidente da Venezuela à época, Hugo Chávez.
Busto do general e estadista venezuelano Simón Bolívar na Boca do Rio. Foto: Reprodução / Redes Sociais
O Aratu On entrou em contato com a Fundação Gregório de Matos, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), que informou por meio de nota que tomou conhecimento sobre o desaparecimento e adotou as medidas cabíveis. Além disso, reforçou que realizou vistoria no local com a equipe técnica da sua Gerência de Patrimônio e expediu ofício aos órgãos de patrimônio das esferas estadual (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia - IPAC) e federal (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN).
O órgão registrou o boletim de ocorrência, na 9ª Delegacia Territorial - Boca do Rio, para formalizar a denúncia do desaparecimento do busto e possibilitar o início de uma investigação sobre o ocorrido pelos órgãos competentes.
"A FGM, imbuída de sua função regimental de preservar o patrimônio histórico e cultural de Salvador, continuará acompanhando o caso e contribuindo com as investigações para esclarecer o ocorrido e devolver à cidade esse monumento público", informou.
Caso foi registrado na 9ª Delegacia Territorial - Boca do Rio. Foto: Google Street View
LEIA MAIS: Fundador do BDM, Paulo Escopeta reage à prisão e morre em confronto
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).