Fundador do BDM, Paulo Escopeta reage à prisão e morre em confronto

Criminoso foi integrante do Baralho do Crime

Por Da Redação.

Um dos criminosos mais perigosos da Bahia, Paulo César Alves Filgueiras, mais conhecido como Paulo Escopeta, 56 anos, foi morto a tiros na noite desta segunda-feira (17), durante confronto com policiais civis em Jacobina, a 340 km de Salvador. Ele era aliado de Zé de Lessa e, junto com ele, considerado fundador da facção Bonde do Maluco (BDM). 


A Polícia Civil informou que, de acordo com relato de policiais da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI/Chapada), a equipe foi destacada para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra Paulo Cesar, quando se deparou com ele nas imediações do bairro Jacobina II conduzindo um veículo.


O suspeito, conforme a PC, não obedeceu à voz de parada e atirou contra os investigadores. Houve confronto e o homem ficou ferido, sendo socorrido para uma unidade de saúde, mas não resistiu. No carro onde ele estava foram encontrados um revólver calibre 38 com seis munições, três deflagradas, uma picotada e duas intactas, além de dois celulares.


Em seguida os policiais foram até a residência de Paulo César para dar cumprimento ao mandado de busca e no imóvel apreenderam outro revólver do mesmo calibre, munições, uma balaclava, duas porções de maconha e mais um celular.


Paulo Escopeta - Prisão Anterior


Em 2017, Paulo Escopeta foi detido com Fernando Lumes (sobrinho e braço direito de Zé de Lessa, o criador do BDM) na cidade de Capitã Bado, no Paraguai, sob suspeita de participação no maior assalto já registrado no país, quando foram levados U$ 120 milhões de uma transportadora de valores.


Foto: Divulgação | SSP-BA

Foto: Divulgação | SSP-BA




Paulo Escopeta era considerado um criminoso de alta periculosidade e já havia figurado como a 'Dama de Ouro' no Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).


LEIA MAIS: Adolescente de 14 anos é apreendido em Feira após tentar matar o pai

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.