FGM lança edital para 2ª edição do projeto Capoeira Viva nas Escolas
Estima-se que aproximadamente 5 mil estudantes serão beneficiados
A Prefeitura de Salvador anunciou o lançamento da segunda edição do edital Capoeira Viva nas Escolas, que visa apoiar iniciativas relacionadas à manifestação cultural nas escolas públicas municipais da cidade.Os interessados têm até o dia 2 de agosto para se inscrever através do site da Fundação Gregório de Matos (FGM).
Com investimentos na ordem de R$ 1,2 milhão, o projeto é realizado em parceria da prefeitura municipal, com FGM e a Secretaria Municipal de Educação. Cada projeto aprovado receberá um apoio financeiro de R$ 50 mil.
Podem participar mestres, contramestres, professores, instrutores de Capoeira e instituições sem fins lucrativos, cujas propostas estejam alinhadas com a Lei Municipal 9.072/2016 e focadas no desenvolvimento cultural através da Capoeira.
As atividades serão realizadas em 24 escolas públicas municipais, abrangendo 10 Gerências Regionais da Secretaria Municipal de Educação, nos bairros de Cabula, Cajazeiras, Centro, Itapuã, Cidade Baixa/Liberdade, Orla, Pirajá, São Caetano, Subúrbio I e Subúrbio II.
Estima-se que aproximadamente 5 mil estudantes, distribuídos em 160 turmas, serão beneficiados diretamente, incluindo alunos do Ensino Fundamental (6 a 17 anos) e da Educação de Jovens e Adultos.
PROJETOS
Os projetos aprovados devem incluir aulas teóricas e práticas sobre movimentos, toques, cantigas, composição musical, além de oficinas de confecção de instrumentos, maculelê, puxada de rede e samba de roda. As atividades serão desenvolvidas de setembro a fevereiro, visando não apenas os alunos matriculados, mas também membros da comunidade local interessados em aprender sobre a História e Cultura Africanas e Afro-brasileiras vinculadas à Capoeira.
LEIA MAIS: Robson Conceição comenta sobre revisão de luta e acredita em manutenção do cinturão
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).