A prefeitura de Salvador anunciou nesta sexta-feira (5/1), em uma coletiva para a imprensa, os planos para a construção do segundo Centro de Convenções na capital baiana. Segundo a gestão municipal, o projeto será projetado no Centro Histórico de Salvador com o objetivo de atender mais demandas de eventos culturais na cidade.
“Nós tivemos a decisão de não esperar e construir o Centro de Convenções próprio e já estamos estudando a construção de um segundo lá no Centro Histórico”, afirmou o prefeito Bruno Reis.
“Tivemos a capacidade de, junto com o Centro de Convenções e com o trade como um todo, captar diversos eventos, grandes eventos que mobilizaram aqui para a cidade milhares de visitantes turistas e garantiram aí, inclusive, que a prefeitura pudesse ampliar sua arrecadação do ISS”.
Em um evento em São Paulo em outubro de 2023, o prefeito já havia abordado a ideia do novo projeto no Centro Histórico, mas ainda não tinha detalhes sobre a nova construção. No local, onde o prefeito falou para cerca de 300 empresários, outros projetos também foram anunciados, como o Cimatec Digital, uma escola digital em parceria com o Cimatec e a Neoenergia, a ser instalada no prédio histórico da Coelba, na Praça da Sé.
Neste ano, o Centro de Convenções Salvador, localizado na Orla da Boca do Rio, recebeu grandes eventos com participantes internacionais, como por exemplo o Liberatum em novembro, que teve nomes como Viola Davis, Angela Basset e Julio Tennon. Além disso, em dezembro de 2023, quem brilhou no espaço foi a cantora Beyoncé durante festa particular de lançamento do seu filme “Renaissance: A Film by Beyoncé”.
ANTIGO CENTRO
Segundo o governador Jerônimo Rodrigues (PT), em entrevista exclusiva ao Aratu On, a gestão estadual deve trabalhar com ponderação, pois, na visão dele, é necessário avaliar se um Centro de Convenções construído pelo governo prejudicaria o que foi construído pela prefeitura em 2020, na orla da Boca do Rio, no terreno do antigo Aeroclube.
De acordo com o petista, após as resoluções do metrô e do VLT, o governo “agora tem condições” de discutir o projeto. Anteriormente, a Secretaria de Turismo já havia indicado que construiria a estrutura no prédio do Instituto do Cacau, no Comércio. Jerônimo, porém, indica que não há definição quanto ao eventual local de construção do equipamento. “Chegamos a pensar se seria na Paralela ou na região do Comércio. Está na hora de a gente retomar um estudo sobre a viabilidade e a necessidade de outro Centro de Convenções”, afirmou.
LEIA MAIS: Com formação histórica, É o Tchan celebrará seus 30 anos no dia 7 de janeiro
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!