Salvador adota drones israelenses para reforçar segurança pública

Salvador também terá reforço no sistema de reconhecimento facial

Por Da Redação.

O prefeito Bruno Reis (União) anunciou nesta segunda-feira (7) uma série de medidas que serão adotadas para reforçar a segurança pública na capital baiana. Apesar de a responsabilidade constitucional pela segurança ser do Governo do Estado, a Prefeitura de Salvador decidiu investir em tecnologias para auxiliar no enfrentamento à violência.

Entre as novidades está a implementação de drones de fabricação israelense para o monitoramento da cidade. Também será implantado um sistema de câmeras inteligentes com reconhecimento facial, capaz de identificar foragidos da Justiça e flagrar ações criminosas, como invasões, furtos e roubos de veículos.

Salvador adota drones israelenses para reforçar segurança pública.Foto: Imagem Ilustrativa | Freepik

Essas ferramentas tecnológicas serão integradas ao Observatório Inteligente de Salvador, também chamado de Centro de Controle Operacional (CCO), que está sendo construído na Avenida Suburbana, no bairro do Alto do Cabrito, no Subúrbio Ferroviário. O centro reunirá, em um só espaço, operações de diversos órgãos municipais, utilizando dados e inteligência artificial para acelerar decisões e otimizar o atendimento à população.

A reunião que discutiu os detalhes da implantação contou com a participação do secretário municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), Alberto Braga; do presidente da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel), Samuel Araújo; do diretor-geral de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Humberto Sturaro; além de outros representantes.

Segurança Pública

Segundo a Prefeitura, as soluções estão sendo inspiradas em cases de sucesso de outras capitais, como São Paulo, onde já há uso consolidado de câmeras com reconhecimento facial e monitoramento por drones. As duas iniciativas foram debatidas no encontro como parte dos próximos passos para a estruturação do CCO em Salvador.

O prefeito destacou a gravidade do problema da violência e o papel da gestão municipal no enfrentamento ao tema. “Não precisa inventar a roda, basta observar boas iniciativas que são realizadas no Brasil e no mundo. Estamos aqui com dois bons projetos, que são os drones de Israel e o sistema já utilizado em São Paulo. Estamos estudando e esperamos em breve trazer estas tecnologias para Salvador”, afirmou Bruno Reis.

Bruno Reis. Foto: União Brasil

 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.