AO VIVO Últimas Notícias
11/12/2023 15h20 | Atualizado em 11/12/2023 15h20

Organizações da sociedade civil lançam carta em protesto ao aumento da violência contra população negra na Bahia

Mais de 60 organizações participam do protesto em denúncia ao aumento da violência no estado

Organizações da sociedade civil lançam carta em protesto ao aumento da violência contra população negra na Bahia Foto: Divulgação
Da Redação

Nesta segunda-feira (11/12), 62 organizações da sociedade civil lançaram uma carta em protesto pelo aumento de violência com a população negra na Bahia. Segundo a carta aberta, feita por entidades de defesa dos direitos humanos, igrejas e organizações religiosas, a iniciativa tem como intuito pressionar as autoridades do estado para a defesa dessas pessoas nos territórios urbanos e rurais da Bahia.

No documento, as organizações pedem uma mudança do governo do estado e informam que, segundo o Anuário de Brasileiro de Segurança Pública (2023), a Bahia ocupou o primeiro lugar no ranking de letalidade policial em 2022, respondendo por 22,77% da letalidade das ocorrências nacionais, quando apenas uma vítima das 299 pessoas mortas pela polícia era branca.

“Neste final de ano, quando vivenciamos de maneira mais intensa a solidariedade, convocamos a sociedade a compreender a urgência e a necessidade de apoiar esta pauta. Para além da responsabilização do Estado, como podemos nos solidarizar com as famílias e comunidades que sofrem as consequências dessa guerra?”, questiona a carta.

LEIA MAIS: Filho de pastor é morto a tiros após culto em Ipiaú

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!